CAAMG disponibiliza serviço psicológico gratuito pela plataforma CAAlmamente e já contabiliza quase 14 mil atendimentos em pouco mais de 1 ano
Janeiro chegou e nesta época, é comum traçar novos objetivos e metas. Este mês é considerado uma página em branco, pronta para escrever uma nova história. Conhecido como ‘Janeiro Branco’, esse é um mês de conscientização sobre a saúde mental. Na advocacia, a saúde mental, as vezes ainda é um tabu, mas não deveria, já que os profissionais sofrem pressões diárias devido à rotina de trabalho – prazos, ambientes muito competitivos, lidar com clientes, litígio, entre outros aspectos que geram estresse, somados à sobrecarga de trabalho. O mais grave é quando às vezes as coisas saem do eixo, e um quadro sintomático passa de ocasional para frequente, causando, frustração, cansaço mental e físico, desânimo, apatia, sentimentos de fracasso e incompetência constantes.
A manutenção da saúde mental é um assunto sério. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que distúrbios relacionados à ansiedade e depressão afetam mais de 30 milhões de pessoas e são vários os motivos que podem levar uma pessoa a desenvolver essas doenças. Preocupada em atuar de maneira preventiva, no que se refere a doenças mentais como estresse, ansiedade e depressão, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG) mantém o atendimento psicológico gratuito, aos profissionais da advocacia, por meio da plataforma virtual CAAlmamente. Há cerca de um ano, toda a advocacia do Estado, inclusive estagiários, regularmente inscritos na OAB-MG, podem aproveitar de mais este benefício oferecido pela gestão 2022/2024.
Uma das psicólogas do programa, Caroline Araújo Rabelo, revelou que o CAAlmamente até hoje, realizou mais de 13.800 atendimentos aos advogados ativos e estagiários. Em consultas que duram 40 minutos, com abordagens variadas, devido à diversidade de profissionais, são disponibilizados até dois atendimentos por semana. Segundo Caroline “a demanda da advocacia mineira é variável e tem aumentado bastante ao longo dos meses, mas à medida em que vamos tratando algumas questões, surgem novas demandas, o advogado pega mais intimidade com o psicólogo e conseguimos desenvolver um trabalho mais completo, com atendimento mais contínuo”, explicou.
Em pouco mais de um ano, os resultados já são muito positivos, alcançando quase 14 mil atendimentos. Na opinião de Caroline, é possível ainda, notar que “o CAALmamente vem ajudando muito na saúde mental da advocacia mineira e fica perceptível o reflexo das melhorias a cada seção. Essa iniciativa é muito válida principalmente por ser um serviço disponibilizado de forma gratuita, que se adequa a agenda de cada advogado e que nos permite aprofundar e trabalhar as questões de uma forma bem completa ao longo do tratamento”, concluiu.
Para ter acesso aos atendimentos psicológicos, totalmente online, baixe o aplicativo Conexa Saúde, disponível no Google Play ou no Apple Store.
Confira aqui o tutorial