A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) levará 125 atletas para Goiás, onde irão disputar o I Jogos da Advocacia Nacional, marcado para começar no próximo domingo, 2 de julho. Realizado pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), o campeonato irá reunir até sábado, 8 de julho, 1.800 atletas de todo o país nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A ideia é promover saúde, bem-estar e congraçamento entre a classe. A delegação mineira é composta pelos campeões de diferentes modalidades dos Jogos da Advocacia Mineira (JAM) e do Corra e Movimente-se, competições realizadas pela CAAMG.
“Atletas de todas as regiões de Minas serão representados no I Jogos da Advocacia Nacional. A escolha não foi aleatória. Fizemos uma seletiva, formando uma delegação composta pelos atletas vencedores das últimas edições do JAM e do Corra e Movimente-se, com isonomia e transparência. Para disputar as modalidades como jiu-jitsu e tiro esportivo, que não temos nessas competições mineiras, escolhemos atletas que são advogados em Minas e representam o esporte na modalidade, tendo o destaque em nível nacional ou estadual”, afirma o diretor primeiro secretário da CAAMG e diretor geral da delegação mineira nos Jogos da Advocacia Nacional, Giuliano Almada.
Os atletas mineiros irão disputar as seguintes modalidades: jiu-jitsu; xadrez, tênis de mesa, judô, natação, beach tênis, tiro esportivo, tênis, corrida de rua, futebol 11 masculino, sinuca, vôlei de quadra, fut 7 feminino e futebol society masculino. A expectativa de Giuliano Almada é que os atletas mineiros tenham ótimo desempenho na competição nacional, uma vez que representam uma das maiores Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil. Ele lembra que integrantes da organização do I Jogos da Advocacia Nacional estiveram presentes, em 2022, no JAM, que serve como modelo de competição. O evento mineiro, inclusive, é considerado o maior campeonato esportivo da advocacia do mundo.
A delegação que irá representar Minas nos Jogos Nacionais da Advocacia tem como coordenador o advogado Gabriel Lacerda, presidente da Comissão de Esportes e Lazer da OAB Contagem, cujos atletas foram campeões gerais do JAM no ano passado. “Com apoio do presidente da Caixa, Gustavo Chalfun, do diretor primeiro secretário Giuliano Almada e dos coordenadores de outras subseções Ana Paula, Farley de Souza, Washington Luiz e Michelly Dias, conseguimos formar uma delegação forte para disputar o I Jogos Nacionais da Advocacia”, destaca Gabriel, também coordenador de Esporte da CAAMG.
Assim como Giuliano Almada, a expectativa de Gabriel Lacerda é das melhores para a disputa nacional. “Desenvolvemos um trabalho bem-feito no processo de seleção dos competidores mineiros. Minas vai com o propósito de conquistar o título de campeã nacional, mas, se ficarmos entre os três primeiros colocados, será uma vitória histórica, uma vez que é o primeiro campeonato nacional da advocacia”, destaca.
Como as competições com equipes mineiras começarão na terça-feira, a segunda-feira, dia 3, segundo ele, será reservada aos treinos, em Goiânia. Tudo para fazer bonito no primeiro campeonato nacional. A edição 2023 do I Jogos da Advocacia Nacional promete atrações e competições de alto nível de 19 modalidades esportivas. O Centro Esportivo e de Lazer – CEL da OAB/CASAG, em Aparecida de Goiânia-GO, será o polo de competições do evento. Além do CEL, outros centros esportivos com estruturas de alto padrão receberão disputas em várias modalidades.