A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) concedeu à desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich Mendonça, presidente da 9a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, a Comenda Lyda Monteiro, maior honraria da entidade.
Graduada em 1983, ao longo de sua carreira no Direito, a desembargadora Kárin Emmerich foi dentre outras funções, diretora da oitava seccional da AMAGIS, diretora-secretária e vice-presidente sócio cultural e esportiva da mesma entidade, coordenadora dos juízes cíveis da Capital, presidente da Quinta Turma Recursal dos Juizados Especiais, superintendente da COMSIV – Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMG e presidente do Instituto de Ciências Penais, Vice- Presidente financeira e agora diretora da Justiça Eleitoral da ANAMAGES – Associação Nacional dos Magistrados Estaduais e, atualmente, Presidente da ABMCJ – Associação Brasileira de Mulheres na Carreira Jurídica – Comissão Minas Gerais.
Karin Emmerich é Desembargadora desde 2013, tendo integrado a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e hoje ocupa o cargo de Presidente da Nona Câmara Criminal Especializada em Violência Doméstica, ECA e Execução Penal, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
A desembargadora Kárin Emmerich recebeu a comenda Lyda Monteiro das mãos do presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, do Secretário-Geral da OAAB-MG Sanders Alves Augusto, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Gustavo Chalfun, da diretora Tesoureira, Silvina Mendes e do diretor Primeiro-Secretário, Giuliano Almada, durante solenidade de Entrega de Carteiras aos novos inscritos da OAB-MG, na quarta-feira (22).
A Comenda Lyda Monteiro leva este nome em referência à funcionária da Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio de Janeiro, vítima de atentado à bomba à sede da instituição, no período da Ditadura Militar no Brasil e é destinada a personalidades de importância e relevância para a valorização da advocacia no Estado de Minas Gerais.
“Especialmente hoje, agradeço a comenda Lyda Monteiro, honraria que recebo com muito orgulho e satisfação. Destaco que a história desta mulher me inspira a continuar lutando por um mundo melhor, mais igualitário, no qual todos nós e, em especial, as mulheres possam viver medo, sem discriminação e sem violência. Mais uma vez, meu muito obrigada!” – Desembargadora Kárin Emmerich.