A 21ª edição dos Jogos da Advocacia Mineira (JAM 2023) terminou no último sábado, 29 de julho, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, com a vitória dos atletas de Uberlândia. A equipe de Juiz de Fora conquistou o segundo lugar e a de Uberaba, a terceira colocação. A cerimônia de entrega dos troféus foi marcada por música e emoção, com as presenças de representantes das diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) e da OAB Minas. A alegria foi grande tanto no palco quanto na plateia, que aplaudiu com entusiasmo as três delegações melhores classificadas, refletindo o clima de união entre os advogados e advogadas no JAM 2023.
“Hoje é um dia de gratidão, pois sem vocês nada aconteceria. Agradeço o presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, e o presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, que não mediram esforços para estarmos aqui. Repito sempre o refrão `acredita sempre que o amor vai vencer’”, disse o diretor primeiro secretário da CAAMG, Giuliano Almada, coordenador do JAM 2023, no encerramento do JAM 2023. Em seguida, ele convocou a plateia para cantar a música “Pescador de Ilusões”, do grupo O Rappa. A emoção tomou conta de todos que repetiram o refrão “valeu a pena, êh, êh”.
Giuliano Almada e a vice-presidente da OAB Minas, Ângela Botelho, entregaram o troféu Ouro do JAM 2023 ao presidente da OAB Uberlândia, José Eduardo Batista, que subiu ao palco acompanhado de atletas da delegação. “ Agradeço às diretorias de todas as subseções da OAB do Estado pela dedicação. Sem vocês, não estaríamos juntos neste momento”, disse Ângela Botelho.
A equipe de Juiz de Fora, segunda colocada do JAM 2023, recebeu o troféu das mãos de Giuliano Amada e do diretor institucional e Comunicação da CAAMG, Rodrigo Botti. Em clima de descontração, integrantes da delegação entoaram o refrão “O litoral chegou”. O presidente da OAB Juiz de Fora, Alexandre Rodrigues Costa, disse à plateia que, embora a cidade da Zona da Mata esteja bem próxima do litoral do Rio de Janeiro, “todos eram mineiros orgulhosos e de coração”. Rodrigo Botti parabenizou e agradeceu a delegação juiz-forana.
A diretora institucional Flávia Fachineli participou da entrega do troféu à delegação de Uberaba, bronze no JAM 2023. Ela parabenizou a equipe e disse que a vitória é fruto da dedicação de todos os envolvidos no evento esportivo.
O conselheiro federal, Sérgio Murilo, discursou exaltando a participação de toda a advocacia mineira. “Deus abençoe cada advogado e advogada. Foi bom demais”, afirmou. O diretor institucional Luiz Paulo Moreira fez homenagem especial à equipe de massagem e fisioterapia que assistiu os atletas durante as competições.
A diretora tesoureira da CAAMG, Silvina Mendes, também agradeceu e teceu elogios a todos os envolvidos no JAM 2023. “Externo meus agradecimentos à OAB Minas, que foi parceira e nos ajudou a abrilhantar esta festa que vocês estão vendo aqui. Gostaria de citar o dr. Sérgio Leonardo (presidente da OAB Minas) e o dr. Fabrício ( diretor tesoureiro da OAB Minas), que nos ajudaram em todas as nossas demandas. Gostaria de falar também da nossa Caixa de Assistência, que é o braço assistencial da OAB, e do nosso presidente, Gustavo Chalfun, de toda a nossa diretoria, representada pelo nosso coordenador dr. Giuliano. Foi uma grande satisfação trabalhar com ele e com toda a comissão formada para trabalhar no JAM 2023. Agradeço ainda todos os funcionários da Caixa empenhados nesses quatro dias de evento. Obrigada a todos os colegas advogados e advogadas. No ano que vem, estaremos aqui de novo”, disse Silvina Mendes.
A cerimônia contou ainda com sorteio de brindes, como camisetas de clubes de futebol mineiros, bebidas e outros itens, para a plateia. Participaram também da cerimônia de entrega das taças o coordenador técnico do JAM 2023, Major Ronaldo, os responsáveis pela produção do evento, Ana Maria e Bruno, e membros da diretoria da OAB Minas.