Na terça-feira, dia 19 de março, a 104ª Subseção de Paraisópolis realizou um evento de grande importância para a comunidade jurídica local. Advogados de toda a região se reuniram na Casa dos Advogados Dr. Geraldo Ribeiro de Carvalho para participarem da palestra intitulada “Advocacia Contemporânea – uma visão de futuro”, proferida pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Gustavo Chalfun.
O evento, que teve início às 19h30 também marcou um momento especial para as novas advogadas, Arielli Moura Caldas, Marlene Martins Visoto e Stefany Soares que receberam suas carteiras profissionais em uma cerimônia solene. Essa entrega simboliza não apenas o início das carreiras jurídicas, mas também o compromisso com os princípios éticos e a defesa da justiça.
Na solenidade Chalfun externalizou a satisfação em estar na cidade e destacou o mês de março como um momento especial de entrega da carteira às novas advogadas. “Este momento é muito significativo, por vocês receberem essa carteira no mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Isso vem justificar quão importante é a advocacia e quão importante é este momento para cada uma de vocês e de seus familiares. Nos dias atuais e nos próximos que virão é importante compreender que pela natureza da advocacia nós tranformamos a vida das pessoas e temos muito com o que contribuir com a sociedade até chegarmos em um estado de maturidade da advocacia para representá-la cada vez melhor”, destacou o presidente.
Durante a palestra, Gustavo Chalfun compartilhou insights valiosos sobre as tendências e inovações que moldam o cenário jurídico atual e futuras oportunidades para os profissionais da área, reforçando a importância de uma boa comunicação entre advogado e cliente. “Os nossos clientes sabem das dificuldades, sabem da existência da jurisprudência, da possibilidade de alteração das decisões, eles não querem um super advogado, uma super advogada, eles querem alguém que respeite e represente em juízo ou fora dele os seus interesses, pautados em uma máxima de que não é o quanto mais rápido melhor, mas o quão efetiva deve ser a comunicação e os nossos atos enquanto profissionais da advocacia”, afirmou.
Ao final da palestra, Chalfun fez um convite à advocacia de Paraisópolis. “O que lhes conclamo a fazer, a partir dessa pequena exposição de ‘uma visão de futuro da profissão’, é exercer essa nova concepção da advocacia, além de compreendermos que pela natureza da advocacia nós transformamos a vida das pessoas, pela beleza da advocacia nós conseguimos solucionar problemas e servir à sociedade como um todo”, concluiu.
Trajetória do presidente
O presidente da CAAMG, também comentou sobre sua trajetória como advogado, iniciada há 23 anos, demonstrando à jovem advocacia que há um futuro desafiador, mas possível. “A advocacia tem se fortalecido cada vez mais, principalmente se compreendermos qual é o papel do advogado e da advogada no século 21 e nos mantermos sempre atentos em não perder o foco e estabelecer uma comunicação aberta, transparente e efetiva com nossos clientes”, comentou.
O presidente da 104ª Subseção de Paraisópolis, Tuany Pereira, expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando a relevância da troca de conhecimentos e experiências ocorridas durante o evento.
Marlene Martins Visoto
Stefany Soares
Arielli Moura Caldas