Criado pelo Sistema OAB-MG/Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG), os escritórios compartilhados estão conquistando cada vez mais a adesão da advocacia mineira. Com mais de 30 unidades em todo o estado, sendo quatro em Belo Horizonte, esse benefício é disponibilizado gratuitamente para advogadas, advogados, estagiárias e estagiários da capital e do interior.
O serviço tem recebido uma procura cada vez maior, especialmente pelos profissionais autônomos, que hoje representam 72% da advocacia do país. Destes, 51% trabalham no regime de home office, segundo o Perfil ADV – 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, realizado em 2024. Esta demanda levou OAB-MG e CAAMG a ampliarem a oferta de escritórios compartilhados em todo estado e com o suporte necessário à advocacia mineira.
As Diretoras Institucionais da CAAMG, Larissa Santiago e Michelly Siqueira, ficarão responsáveis por acompanhar esta iniciativa na gestão 2025-2027. Larissa Santiago explicou que “os escritórios compartilhados são uma iniciativa fundamental para proporcionar à advocacia mineira a valorização e estrutura necessárias para o pleno exercício da profissão. A nova gestão da CAAMG está comprometida em expandir e aperfeiçoar esse serviço, garantindo não apenas a capacitação, mas também espaços adequados que assegurem dignidade e excelência no exercício da advocacia.”
Michelly Siqueira reforçou que “os escritórios compartilhados representam um avanço significativo para a classe, proporcionando estrutura, acessibilidade e redução de custos para advogados e advogadas que precisam de um espaço adequado para exercer sua profissão com dignidade e eficiência. Junto com a Dra. Larissa, estamos comprometidas em expandir e aprimorar essa iniciativa, garantindo que os escritórios compartilhados atendam às reais necessidades da advocacia, oferecendo suporte tecnológico, infraestrutura moderna e um ambiente colaborativo. Sabemos dos desafios enfrentados por muitos colegas, especialmente aqueles que estão no início da carreira ou atuam de forma autônoma, e nosso objetivo é tornar a CAAMG ainda mais presente e atuante, promovendo melhores condições de trabalho e fortalecendo a advocacia em Minas Gerais”.
Os escritórios compartilhados oferecem salas para atendimento, reuniões, treinamento, salas para realização de audiências por videoconferência equipadas com computador, webcam e microfone, impressora, estações de trabalho, escâner e internet, além de uma área de convivência. Para a utilização destes espaços, a advocacia mineira deverá estar devidamente inscrita na OAB-MG e em dia com a anuidade até o exercício de 2024.
Veja a instrução normativa dos Escritórios Compartilhados da CAAMG
(Fotos: Gustavo FIlho)
Espaço acessível
A coordenadora dos escritórios compartilhados da CAAMG, Sanndy Souza, explica que não há um perfil específico de usuários destes espaços. “Profissionais do Direito, do estagiário ao advogado mais experiente, de todas as áreas, utilizam os escritórios compartilhados, com destaque para a Cível, Trabalhista e Criminal. Todas as unidades são adaptadas para deficientes físicos e visuais, facilitando o acesso para advogados e clientes”.
O advogado Aloisio Ribeiro Chagas Jr., elogia a proposta dos escritórios compartilhados. “Temos um conforto muito grande com estas salas e uma boa redução nos custos. Não tem despesa com aluguel, com IPTU, com secretária e não precisa de manutenção, que é feita pela OAB”.
Salete Aparecida dos Santos utiliza a estrutura do escritório compartilhado de Pouso Alegre (Foto: Arquivo pessoal)
A advogada de Pouso Alegre, Salete Aparecida dos Santos, utiliza bastante a estrutura dos escritórios compartilhados da CAAMG. “Os advogados que aqui trabalham têm a sua disposição internet, câmeras, todas as salas estão equipadas para audiência virtual. Os clientes e seus advogados são muito bem recebidos, eu me sinto, de fato, na minha casa, no meu escritório. Por aqui circulam muitos advogados o dia todo. Acaba que a gente faz o networking, pode formar parcerias e até surgirem novas oportunidades”.
Para fazer o agendamento para utilização do espaço é necessário um cadastro prévio com dados pessoais da advogada ou advogado. Clique aqui para criar a conta. A marcação será feita de acordo com a disponibilidade da sala e poderá ser feita de forma eletrônica pelo site da CAAMG, pelo telefone ou pessoalmente na unidade de cada cidade.
Encontre a unidade de escritório compartilhado mais próxima clicando aqui. O horário de funcionamento, na maioria das unidades no estado, é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h45. É de responsabilidade do inscrito informar a seu cliente o dia, a hora e o endereço para atendimento.