Advogados e advogadas, além de autoridades da área jurídica, prestigiaram no dia 19 de julho a solenidade de reinauguração do busto em homenagem ao advogado e artista plástico Ronaldo Mayrink de Castro Garcia Dias, falecido, aos 36 anos, em 2018 em um acidente de carro.
Antes da cerimônia de descerramento da obra de arte, instalada na Praça Jornalista Achilles Reis, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Gustavo Chalfun, condecorou o advogado Ronaldo Garcia ¬ pai de Ronaldo Mayrink – com a medalha Lyda Monteiro, acompanhado da diretora tesoureira, Silvina Mendes, do diretor primeiro secretário, Giuliano Almada, da diretora Institucional, Flávia Fachineli e do diretor Institucional e de Comunicação, Rodrigo Botti. A medalha Lyda Monteiro é a mais alta honraria da advocacia do Estado.
Na solenidade, Gustavo Chalfun destacou a grande representatividade de Ronaldo Garcia e do filho Ronaldo Mayrink para a advocacia.
“Dr. Ronaldo Garcia sempre foi para mim um exemplo de retidão, um exemplo de luta em defesa da advocacia, do estado democrático de direito e das instituições jurídicas como um todo. Para mim, um servidor da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse o presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun.
Formado em Direito pela UFMG, professor universitário e sócio do Ronaldo Garcia e Advogados Associados, Ronaldo Garcia é membro da Comissão do Exame da OAB. Ele atuou ainda como conselheiro da OAB-MG, foi diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), além de secretário geral da OAB por dois mandatos, de 2003 a 2009.
O presidente da CAAMG ressaltou o legado de dedicação à advocacia, do amor às artes e o engajamento às causas humanitárias deixado por Ronaldo Mayrink. Formado em Direito e Artes Plásticas, Ronaldo Mayrink deixou como exemplo para os amigos, a família e os colegas de profissão a dedicação às pessoas menos favorecidas. Durante a cerimônia, diversos convidados discursaram, lembrando com emoção de Ronaldo Mayrink.
Ao lado da filha Maíra Garcia Dias, conselheira seccional da OAB, Ronaldo Garcia agradeceu a medalha que recebeu da CAAMG e o gesto da atual direção da entidade de reinaugurar o busto do filho. “Agradeço em meu nome e da minha família. É muito difícil para um pai perder filho, mas é gratificante o pai poder passar numa praça e ver o busto do filho, porque normalmente é o contrário, é o filho que vê o busto dos pais ou dos avós. Meu filho, no curto período que esteve entre nós, deixou marcas do bem”, ressaltou Garcia.
Mesmo com as atribuições no exercício da profissão, Ronaldo Mayrink foi advogado voluntário, coordenador de Mobilização da ONG Força do Bem. Atuou como voluntário da Cruz Vermelha de Minas Gerais, por ocasião da tragédia de Mariana (MG), onde permaneceu até o falecimento. Abraçou também a ações em defesa dos animais, recolhendo animais em situação de perigo nas ruas.
A obra reinaugurada na praça substitui o busto, todo em bronze, da artista Vânia Braga, inaugurado em 2018, mas que fora roubado do local. A nova obra foi feita por Vânia Braga em parceria com a Fundição Artística São Vicente. Vânia se destaca nacionalmente com produção de monumentos que chegam a 4 metros de altura, entre elas esculturas do médium mineiro Chico Xavier, Irmã Dulce , Juscelino Kubitschek e Burle Marx .
O busto em homenagem a Ronaldo Mayrink de Castro Garcia Dias divide espaço na praça com o monumento “Travessia”, criado por ele, em 2005, e que chama a atenção de todos que passam pela Rua Albita, em frente à sede do Sistema OAB-MG/CAAMG. As duas esculturas homenageiam a advocacia ao mostrar um advogado e uma advogada caminhando juntos em meio a um percurso ondulado que representa o rito de passagem da vida acadêmica para a profissional.