O Congresso marca etapa decisiva para os Jogos da Advocacia Mineira, maior competição esportiva da advocacia no mundo
Durante todo o dia desta quarta-feira (16), a sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), no Edifício das Liberdades, em Belo Horizonte, foi palco de um dos momentos mais estratégicos da organização do JAM 2025: o Congresso Técnico dos Jogos da Advocacia Mineira, que ocorrerão entre os dias 29 de julho e 3 de agosto, com sede principal no SESC Venda Nova, além de disputas em outros espaços esportivos de Belo Horizonte.
A reunião aconteceu de forma presencial e online, com transmissão via Zoom, das 9h às 18h30. Foi conduzida por Giuliano Almada, coordenador-geral do JAM e Primeiro Secretário da CAAMG, e por Ronaldo Medeiros, coordenador técnico do evento. A transmissão contou com a participação de mais de 100 coordenadores(as) responsáveis pelas 164 delegações, das 208 subseções mineiras inscritas na competição.
Pela CAAMG, também participaram o Segundo Secretário, Rodrigo Botti; o Tesoureiro, Diogo Lustosa; e as Diretoras Institucionais Larissa Santiago e Roberta Pegorari. Da diretoria da OAB-MG, esteve presente o Tesoureiro, Fabrício Almeida.
Durante o Congresso, foram alinhadas questões essenciais, como locais e horários das disputas, detalhes das modalidades esportivas, logística e, o mais importante: o sorteio que definiu o chaveamento dos confrontos — ou seja, os adversários de cada equipe nas 42 modalidades previstas para esta edição. Trata-se da largada simbólica dos Jogos — o ponto de partida para a estratégia e a preparação das delegações.
“O JAM é um evento de proporção gigantesca, neste ano foram 4.655 inscritos, além disso tem vida própria desde 2001, quando aconteceu a 1ª edição, mas o que torna tudo possível é o planejamento minucioso de cada etapa. Tudo é pensado, guiado e executado com muito carinho para entregar o melhor para toda a advocacia”, ressaltou o coordenador-geral do JAM, Giuliano Almada.
Nesta 23ª edição dos Jogos da Advocacia Mineira, o número de modalidades foi ampliado: agora são 42, conforme previsto no Regulamento Geral e no Regulamento das Modalidades do JAM 2025. A inclusão de novas categorias, como o jiu-jitsu feminino e masculino, a realização de mais provas em espaços como o Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) e o Clube Labareda, além de melhorias nas regras de participação, inscrição e hospedagem, refletem o compromisso da CAAMG em oferecer uma estrutura cada vez mais profissional e inclusiva para os(as) atletas da advocacia.
Durante o Congresso Técnico também foi reforçada a importância de que os(as) atletas consultem, com antecedência, os regulamentos, o sistema de credenciamento, os boletins informativos, além das normas e condutas previstas em sede disciplinar. De acordo com a organização, os boletins informativos com o chaveamento e detalhamento dos sorteios realizados hoje, serão disponibilizados até terça-feira, 22 de julho, no site do JAM 2025.
Um evento que vai além do esporte
Mais do que medalhas e troféus, os Jogos da Advocacia Mineira promovem a conexão da classe por meio do esporte. São dias de convivência, trocas de experiências, amizades formadas na quadra e histórias que atravessam subseções e gerações.
“Não há integração mais genuína do que aquela que nasce do espírito esportivo. O JAM é a cara da advocacia mineira: diversa, aguerrida e unida, por isso eu agradeço, em especial, a toda a diretoria da Caixa de Assistência, e especialmente à nossa Presidente, Ângela Botelho, por todo o empenho e dedicação. Apesar dos desafios financeiros e de outras questões internas que envolvem a CAAMG, ela garantiu apoio em todas as etapas, e continuamos trabalhando incansavelmente para a realização deste evento”, garante Giuliano Almada.