A 3ª Edição da Competição Acadêmica de Prática Jurídica da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) chegou ao fim nesta segunda-feira (16/12). A equipe campeã, após a sustentação oral, foi a turma da PUC Minas – Coração Eucarístico na área Cível, enquanto, na área Penal, o título ficou com a Faculdade de Sabará.
As apresentações aconteceram no Auditório da sede antiga da OAB-MG, localizado na rua Albita, 250, bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte/MG. Ao público que acompanhou o evento, foi entregue um certificado de 16 horas complementares.
A diretora institucional da CAAMG, Flávia Fachineli, responsável pela iniciativa, ressaltou seu entusiasmo com o projeto. “Atividades como essas enriquecem o futuro profissional do Direito. Eu tenho certeza de que cada estudante que passou por aqui, em cada etapa, sairá mais preparado para o mercado de trabalho”, afirmou.
A representante da turma “PUC Minas – Coração Eucarístico”, a estudante Yasmin Xavier Rocha, celebrou a conquista e parabenizou à CAAMG pela ação. “Toda a nossa equipe trabalhou e estudou bastante para conquistar esse resultado. Eu quero agradecer especialmente à Caixa de Assistência por fornecer aos estudantes essa oportunidade. Todos nós aprendemos muito com a Competição Acadêmica”.
Já a campeã na área Penal, a Faculdade de Sabará, representada pela estudante Anna Luiza Ferreira Ribeiro, disse que “o prêmio premia todo o esforço de toda a equipe”. Ainda segundo ela, “não foi fácil chegar até aqui: tivemos medos, mas conseguimos, alcançamos e estamos muito felizes”, destaca.
Antes dos finalistas irem ao púlpito, ocorreu a palestra do advogado criminalista e professor, Rivo Assis, com dicas aos estudantes sobre “Como ser mais convincente, dentro e fora dos tribunais”. Segundo o palestrante, “o domínio do assunto, a organização do discurso, postura e contato visual são pilares que auxiliam a convencer alguém de alguma coisa, seja cliente ou juiz. É necessário ter uma comunicação persuasiva”.
Os finalistas fizeram as sustentações orais para uma banca examinadora composta por 11 advogados formada pelos diretores institucionais da CAAMG, Flávia Fachineli, especialista em Direito e Processo do Trabalho, e Luiz Paulo Moreira, especialista em Direito Público e Relação de Consumo; o coordenador do rito Processual Penal e segundo vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-MG, Felipe Laranjo; também coordenador do rito Processual Civil e professor da PUC Minas, Rodolpho Sampaio; professora universitária e Conselheira Federal da OAB-MG eleita para o triênio 2025/2027, Virgínia Afonso; professora da UEMG Ituiutaba, Bethânia Santana; mestre em Direito pela PUC Minas, Bruno Borges; advogado da CAAMG, Leandro Souza, professora universitária, Neide Duarte; presidente da Comissão do Estagiário e Assuntos Estudantis da OAB-MG, Rafael Oliveira; coordenador do Procon Municipal da Câmara de Belo Horizonte, Sylvio Oliveira.
Em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESAMG), o objetivo da atividade é oferecer experiências que desenvolvam habilidades práticas, além de aplicar técnicas que incentivem o trabalho em equipe, o raciocínio jurídico, a argumentação e a persuasão nas áreas cível e criminal.