A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) reafirmou sua atuação como parceira estratégica do Estado na inauguração da nova sede da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista (Deptur), realizada nesta terça-feira (19), no tradicional prédio da Casa Amarela, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
A participação da CAAMG foi decisiva para viabilizar a instalação da unidade, com a doação de móveis para o espaço. A iniciativa se soma a outras ações da Caixa de Assistência Mineira que têm como foco contribuir para a valorização da advocacia e para a melhoria dos serviços prestados à sociedade civil. Além da CAAMG, o projeto de revitalização, estimado em cerca de R$ 160 mil, teve parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), que juntas contribuíram com doações de materiais, serviços e equipamentos. A adaptação preserva a relevância arquitetônica e cultural do imóvel, ao mesmo tempo em que garante à Polícia Civil um espaço estratégico para atendimento de turistas e para o fortalecimento da segurança em grandes eventos realizados em Minas Gerais.
Representando a CAAMG, o Consultor da Presidência, Victor Fabiano Pedrosa da Silva Vieira, participou da inauguração ao lado do Secretário-Geral da OAB-MG, Sanders Barão, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais. O evento contou com a presença do Vice-Governador de Minas Gerais, Mateus Simões, da Chefe da Polícia Civil, Letícia Gambogi e também reuniu autoridades estaduais, lideranças do Judiciário e representantes de entidades da sociedade civil.
A Presidente Ângela Botelho, ressaltou a relevância da parceria. “A CAAMG tem muito orgulho de participar dessa inauguração, contribuindo com a doação de móveis para a nova sede da Delegacia do Turista, instalada em um prédio que também é patrimônio histórico de Minas Gerais. Essa parceria mostra nossa disposição em apoiar iniciativas que unem cidadania, segurança e preservação cultural. Quero destacar ainda o trabalho da Chefe da Polícia Civil, Letícia Gambogi, que é uma verdadeira parceira do Sistema OAB em todo o estado.”
O Secretário-Geral da OAB-MG, Sanders Barão, reforçou a importância da participação da advocacia na consolidação do projeto. É uma satisfação estar aqui representando a OAB-MG, ao lado do Consultor da Presidência da CAAMG, Victor Fabiano, e do dr. Afrânio, Presidente da nossa Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de MG. Esta inauguração marca não apenas um avanço para o turismo e a segurança em Belo Horizonte, mas também a criação de um núcleo voltado à defesa do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, fruto de um trabalho coletivo.
Sanders também destacou a participação da CAAMG. “Faço questão de agradecer à Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, pela sensibilidade em apoiar essa iniciativa, cedendo equipamentos essenciais para o funcionamento da nova sede. Essa parceria demonstra, mais uma vez, como a advocacia mineira se coloca ao lado do Estado e da sociedade em pautas que ultrapassam os limites da profissão e chegam à própria identidade cultural de Minas Gerais.”
Estrutura moderna e serviços ampliados
A nova sede da Deptur contará com 15 inspetores e escrivães de polícia, sob o comando do delegado Guilherme Santos, titular da delegacia. Possui dois gabinetes de delegado, cartório, sala de investigadores, inspetoria, recepção e uma estrutura de informática equipada com dez computadores e recursos digitais. A delegacia também terá à disposição um painel de monitoramento de ocorrências envolvendo turistas estrangeiros, ferramenta inédita que fortalece a interlocução com consulados e amplia a sensação de segurança para visitantes internacionais.
O atendimento da delegacia será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30. Em dias de grandes eventos, haverá escalas especiais que ampliarão a atuação da unidade para pontos estratégicos, como estádios, aeroportos e rodoviária. Além disso, a Deptur dispõe de uma Delegacia Móvel, adaptada para funcionar como posto itinerante em qualquer município mineiro, sempre que necessário.
Casa Amarela: história e revitalização
Construída em 1912 pelo arquiteto José Lapertosa, em estilo eclético com influências neoclássicas, a Casa Amarela foi inicialmente destinada ao uso residencial. O prédio integra o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade e é tombado pelo Iepha-MG desde 1977 e pela Prefeitura de Belo Horizonte desde 1990.
Além da nova sede no Circuito Liberdade, a Delegacia de Eventos de Proteção ao Turista também vai estar presente no terminal rodoviário de Belo Horizonte e nos aeroportos de Confins e Pampulha.