Minas Gerais tem em seu quadro de advogados inscritos na OAB, quase 21 mil profissionais acima de 60 anos. Sempre atento às necessidades desse público, o presidente da Caixa de Assistência à Advocacia Mineira, Gustavo Chalfun, lançou nesta sexta-feira, 26, o projeto CAA Melhor Idade, durante a reunião do Conselho Pleno e na escolha do Quinto Constitucional. O evento aconteceu no Auditório da OAB-MG e contou com a presença de dezenas de advogados.
Sobre o projeto, Gustavo Chalfun explicou que “a partir de março, vai acontecer no nosso Centro Social, aqui em BH, uma série de atividades destinadas exclusivamente ao advogado e advogada idosos”.
A iniciativa, que terá projeto piloto em Belo Horizonte, contará com oficinas com foco em socialização, memória e mobilidade. As atividades vão acontecer no Centro Social da CAAMG, que fica à rua dos Guajajaras, nº 2287/2295, no Barro Preto, em Belo Horizonte.
A advogada Ellen Mara Ferraz Hazan, de 67 anos, que há 43 atua ininterruptamente na advocacia, elogiou a iniciativa.
“Estou encantada com o projeto CAA Melhor Idade. Isso é direito humano é direito social . As pessoas jovens acreditam que essas coisas não têm necessidade, mas esse projeto é necessário e vai beneficiar muita gente da minha geração e de uma geração acima da minha. Por exemplo, eu adoro dançar e esse projeto, vai possibilitar pra todos nós a questão da socialização, da dança, da memória, e não só a nossa memória do que aconteceu com a gente na advocacia, é a nossa memória funcional, na totalidade humana. Eu achei esse projeto bárbaro e parabenizo muito essa gestão da Caixa. Estou muito contente em especial porque estou vendo que tem muitos colegas que estão em necessidade e vão ser atendidos”, elogiou.
População brasileira idosa
Dados apontam que até 2025, o Brasil será o sexto maior país do mundo em número de idosos. Segundo o Censo do IBGE 2022, a população idosa com 60 anos ou mais de idade, ultrapassou os 32 milhões, somando 15,6% dos brasileiros. O Sudeste concentra boa parte dessa população, somando 12,2% de pessoas acima de 60 anos.
Socialização
Em um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com 9.412 idosos brasileiros, 16% afirmaram se sentir sozinhos o tempo inteiro. A ciência também aponta que a solidão pode desencadear depressão e ansiedade, que trazem grandes consequências para a saúde do idoso.
Pensando nisso, em todas as oficinas do Projeto Maior Idade, as atividades serão coletivas, para incentivar o convívio social entre os advogados idosos. Dentre as atividades, destacaremos a oficina de dança, que irá aproximar o público e também promoverá momentos de descontração como hora dançante, café da tarde e confraternização.
Memória
A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) estima que aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros enfrentam o Alzheimer e há previsão de um aumento significativo nos casos entre a população brasileira, podendo quadruplicar até 2050, caso não sejam implementadas medidas de saúde apropriadas.
Esse também foi um dos motivos que a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira desenvolveu o projeto “CAA Melhor Idade” promovendo a Oficina da Memória. Com a assistência de uma profissional de saúde, os participantes terão aulas expositivas seguidas de exercícios e dinâmicas de grupo, de forma lúdica desenvolvendo a leitura e jogos de tabuleiro.
Essas estratégias permitirão que os participantes aprimorem sua compreensão a respeito dos processos de atenção e memorização ao realizar atividades que estimulam o pensamento.
Mobilidade
Outra necessidade dos idosos é com relação ao equilíbrio. Dados do Ministério da Saúde indicam que as quedas foram a terceira principal causa de morte em pessoas com mais de 65 anos. Por isso o projeto “CAA Melhor Idade” contará também com a oficinas voltadas para a atividade física. Para aumentar o fortalecimento do corpo dos participantes e melhorar a mobilidade frente a situações do dia a dia.
Serviço
Inscrições abertas para o projeto CAA Melhor Idade
Data: 26 de janeiro a 25 de fevereiro
Público: Advocacia mineira inscrita na OAB-MG, acima de 60 anos
Ofício Protocolado: Leia o Ofício
Inscrições preencha o formulário