Primeira mulher a comandar a CAAMG, Ângela Botelho assume instituição com muitos projetos para a categoria
O ano de 2025 começou com pé direito para os associados da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG). De diretoria e casa novas – agora, na rua Tenente Brito de Melo, 210, no 12º andar do edifício Liberdade – o braço social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), tem à frente a ex-vice-presidente da secção mineira da Ordem, nos últimos três anos, a advogada Ângela Parreira de Oliveira Botelho, com 34 anos de experiência no direito. Ela, que assume a presidência da Caixa assistencial para o triênio 2025-2027, é a primeira mulher a comandar a pasta nos 93 anos de OAB-MG e 82 anos da CAAMG, e demonstra enorme disposição para atuar em prol dos 143 mil profissionais inscritos na instituição em todo o Estado.
“Estamos animados com o que herdamos da gestão anterior da Caixa de Assistência, deixada pelo Gustavo Chalfun, que agora assume a presidência da OAB-MG. E temos pela frente o foco na continuidade de projetos de lazer, cultura, saúde, apoio e bem-estar para os nossos advogados. Na nossa comunidade, incluímos atendimento desde o jovem estudante de direito até a turma da melhor idade. Oferecemos certificação digital gratuita por um ano para aqueles que acabaram de tirar a carteira da OAB e estão recém-inscritos. Oferecemos plano de saúde a preços diferenciados para nossos advogados associados e seus familiares”, descreve a presidente da CAAMG, Ângela Botelho, algumas das vantagens oferecidas aos portadores da carteira da entidade que estejam adimplentes.
Para breve, Ângela Botelho anuncia a vacinação contra gripe para toda a comunidade da CAAMG. “Faremos a antecipação da campanha de imunização. Sairemos na frente, antes da campanha do governo, e com a vacina tetravalente aplicada gratuitamente para nossos assistidos em dia com a Caixa. Para seus familiares, a vacina sairá a preço de custo”, anuncia a presidente.
Falando em saúde e bem-estar, a CAAMG,oferece academia física própria focada na sua comunidade, onde dispõe de personal trainer on-line e gratuito. Uma de suas mais recentes parcerias é com o serviço de telemedicina, um pronto-atendimento, sem custo, diretamente com o hospital israelita Albert Einstein. Não somente, promove programas de integração social, de promoção à saúde e a autoestima voltados para esses profissionais, por meio do Espaço Saúde e Bem-Estar, apresentando serviços de beleza e tratamentos a preços acessíveis, incluindo acupuntura, pilates, fisioterapia, nutrição, massagem, esmalteria e barbearia exclusivamente para advogados, a preço de custo. Soma-se a isso o projeto “Caalmamente”, que, segundo Ângela, visa a prestar atendimento terapêutico on-line gratuito, com disponibilização de profissional de psicologia.
Primeira mulher a comandar a CAAMG, Ângela Botelho assume instituição com muitos projetos para a categoria
Para o amplo universo dos que advogam nas 251 subseções da OAB-MG, incluindo as três subseções da capital mineira, no Barro Preto, Barreiro e Venda Nova, a CAAMG oferece escritórios compartilhados gratuitos. “São muitos profissionais que vêm do interior a trabalho em Belo Horizonte e precisam de espaço e equipamento adequado para atender um cliente, fazer uma audiência on-line, e nós disponibilizamos essa infraestrutura. A utilização na capital passa dos 90%. Nas subseções do interior de Minas, chega a 100%. Mesmo o estagiário de 7º período pode utilizar essa infraestrutura e outras que a CAAMG oferece. Eles, que ainda não formaram, pagam uma anuidade simbólica de R$ 36”, explica a presidente da Caixa de Assistência.
Os escritórios compartilhados também são utilizados por aqueles que querem participar e interagir com as mais de cem comissões de diversos temas.
Importante frisar que a comunidade assistida pela CAAMG conta com um aplicativo desenvolvido exclusivamente para ser um facilitador das demandas dos usuários dos benefícios da Caixa. Aos inscritos adimplentes, incluindo estagiários, são disponibilizados mais de quatro mil convênios com descontos especiais, além de telefone e internet também a preços especiais. O advogado conta ainda com um serviço de classificados no site da CAAMG para anunciar vagas de emprego, estágio e produtos, de forma gratuita.
As vantagens não param por aí. Sempre que um advogado paga uma taxa mensal à CAAMG pelos serviços e produtos utilizados, como a associação ao plano de saúde, compras na drogaria assistencial ou uso da certificação digital, a Caixa reembolsa 1% por meio de um desconto na anuidade da OAB-MG.
Atualmente, a Caixa de Assistência oferece 11 auxílios para os momentos de dificuldade do advogado inscrito adimplente. Listam-se aí auxílios em dinheiro, alimentos, acolhimento, auxílio especial, extraordinário, em caso de desastre natural, auxílio funeral, auxílio maternidade, auxílio mensal, saúde ocular, casos de violência doméstica, isenção da anuidade por enfermidade e para parturientes.
Saiba mais
A diretoria da CAAMG, presidida por Ângela Parreira de Oliveira Botelho, tem como vicepresidente Marco Antônio Oliveira Freitas; primeiro secretário, Giuliano Almada de Oliveira; segundo secretário, Rodrigo Ribeiro de Oliveira Botti; tesoureiro, Diogo Trevisani Lustosa e diretoras institucionais Michelly Caroline Luiz Pereira de Siqueira, Larissa de Oliveira Santiago Araújo e Roberta Pegorari de Almeida.
Ângela Botelho é advogada inscrita na OABMG desde 1992 e atua nas áreas do direito civil, trabalho, família e previdenciário. Ocupou a vice-presidência da OAB Minas (2022-2024) e foi presidente da Subseção de Uberlândia (2016/2018 e 2019/2021), entre outros cargos.
Eleita presidente da CAAMG no pleito do dia 17 de novembro de 2024, Ângela Botelho tomou posse em ato interno no dia 13 de dezembro de 2024.
Ângela Botelho: foco no apoio e bem-estar dos advogados