A subseção da OAB-MG em Nova Lima celebrou, nesta quinta-feira (03) a posse de sua nova diretoria para o triênio 2025-2027, em uma solenidade que reuniu boa parte da advocacia da região, autoridades e representantes da OAB-MG e CAAMG. O evento simbolizou um marco na história da subseção, que, após 45 anos de existência, elegeu pela primeira vez uma mulher para a presidência, a Fernanda Gonçalves Otero Vasquez Aganete, ao seu lado na vice-presidência a advogada Joice Souza Martins de Deus.
Com mais de 700 inscritos entre advogados e estagiários dos municípios de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, a nova diretoria tomou posse reafirmando seu compromisso com a valorização da classe e o fortalecimento da advocacia mineira.
Ao discursar, a Presidente eleita, Fernanda Aganete, enfatizou a importância das mulheres na liderança. “Presidente Ângela Botelho a senhora é uma inspiração para nós, é um símbolo de doçura e força. Otero também destacou que À frente da subseção seu compromisso é com uma gestão inclusiva e participativa. “Assumo como a primeira mulher a ocupar esse cargo em 45 anos de história. Minha forma de liderar não será baseada em hierarquia ou burocracia, mas em uma liderança humana. Aqui as pessoas têm vez e voz. A OAB não é um prédio, não é um título. São advogados que se unem em prol de um objetivo maior. A advocacia merece respeito. Somos a ponte entre a injustiça e o direito, entre o cidadão vulnerável e a efetiva prestação jurisdicional. Somos agentes de transformação social. Seguiremos firmes e fortes lutando por justiça, igualdade e o fortalecimento da classe”, afirmou.
A Vice-Presidente Joice Souza Martins de Deus reforçou a importância do trabalho conjunto entre a diretoria e as comissões da OAB. “Gratidão é a palavra de ordem. Hoje escrevemos juntos um novo capítulo na história da OAB Nova Lima. Digo juntos porque aqui não falo somente de Fernanda e eu, mas de toda a diretoria, as comissões, a Seccional, todos para que possamos caminhar juntos. As comissões da OAB são os alicerces e contamos com vocês para caminharmos juntos e fazermos da advocacia de Nova Lima mais unida e atuante.”
A solenidade também foi marcada pelo reconhecimento do papel essencial da advocacia na defesa dos direitos fundamentais. “Essa diretoria eleita assume a nobre missão de conduzir os destinos da nossa classe no triênio 2025-2027. Em tempos desafiadores, a advocacia se mantém como pilar essencial da democracia, da justiça e da defesa dos direitos fundamentais. Para que possamos exercer nosso papel com excelência, é fundamental contar com lideranças comprometidas e dispostas a lutar por melhores condições de trabalho, fortalecimento das prerrogativas e respeito inegociável ao nosso ofício”, destacou a presidente da CAAMG, Ângela Botelho.
A delegada da CAAMG e Presidente Estadual da Comissão de Igualdade Racial da OAB-MG, Cibele Queiroz ressaltou a importância da entidade para a advocacia local. “A posse desta diretoria consolida um trabalho que vem sendo feito há bastante tempo. Estar como Delegada da Caixa representa a junção entre os direitos sociais dos advogados com o braço social que é a Caixa na nossa subseção.”
Durante a cerimônia, foram nomeadas 23 comissões temáticas, que atuarão em diferentes frentes para fortalecer o trabalho da subseção. A posse da nova diretoria reflete o compromisso da OAB Nova Lima com uma advocacia mais participativa, atuante e integrada aos desafios contemporâneos da profissão.
Compuseram a mesa de honra: Melissa Barrioni e Oliveira, representando o Presidente da OAB-MG, a Presidente eleita da Subseção de Nova Lima, Fernanda Gonçalves Otero Vasquez Aganete, a Vice Presidente da Subseção de Nova Lima, Joice Souza Martins de Deus, a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, a Tesoureira da Subseção de Nova Lima, Natalia Giorgini Nunes Lois, o Secretário Geral da Subseção de Nova Lima, Wesley Clayton Miranda Costa, o Secretário Geral Adjunto da Subseção de Nova Lima, Renato Russo Bezerra Freitas, Cibele Oliveira Santos Queiroz, Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados e Presidente Estadual da Comissão de Igualdade Racial da OAB-MG, Raquel Fernandes do Espirito Santo Reis, representando o Conselho Seccional e o diretor Tesoureiro da OAB-MG, Fabrício Almeida e João Marcelo Dieguez Pereira, prefeito de Nova Lima. Também compuseram o dispositivo os Conselheiros eleitos e os Coordenadores da Subseção de Nova Lima.