O trabalho da CAAMG é exatamente pensar no outro, no próximo, e na qualidade de vida de quem está sempre voltado para as questões das leis, dos direitos e das assistências: a advocacia mineira. Essa foi a mensagem que norteou a participação da Presidente da CAAMG, Ângela Botelho no programa Opinião Minas, da Rede Minas de Televisão, transmitido ao vivo na quarta-feira (5), sob a condução do jornalista Jacques Leal.
Confira aqui a entrevista na íntegra.
Durante a entrevista, Ângela apresentou à sociedade o papel essencial da CAAMG como o braço assistencial da OAB-MG, responsável por promover ações que unem acolhimento, escuta, cuidado e valorização profissional.
A Presidente ressaltou o compromisso da instituição em cuidar da advocacia por meio de projetos que envolvem saúde, esporte, cultura, bem-estar e apoio social. “O braço social com o qual alcançamos a advocacia é por meio de projetos e realidades que mapeamos dentro do Sistema OAB-MG. A CAAMG atua frente à advocacia, aos estagiários e também aos dependentes familiares. Temos iniciativas voltadas para a saúde, a sanidade mental, bem-estar, lazer e os auxílios assistenciais, além de iniciativas culturais e de orientação ao jovem advogado que está ingressando no mercado de trabalho”, destacou Ângela Botelho.
A Presidente também enfatizou o caráter humano e coletivo das ações da instituição: “A nossa instituição — OAB-MG, CAAMG e ESAMG— têm trabalhado com muito afinco para auxiliar a sociedade como um todo. Independentemente de ser advogado, médico, pedreiro, comerciante, estamos imbuídos no propósito de cuidar. Em novembro, por exemplo, abraçamos o Novembro Azul, e em outubro, o Outubro Rosa. Buscamos refletir anualmente sobre o que podemos melhorar e como podemos ampliar o alcance dos nossos projetos.”
Entre as iniciativas já realizadas, a CAAMG promoveu campanha de vacinação antigripal, doação de brinquedos, alimentos, fraldas geriátricas e destinação de materiais recicláveis para associações de catadores, contribuindo para a sustentabilidade e geração de renda. Essas ações reforçam o compromisso da entidade em “cuidar e ser cuidado”, estendendo o amparo da advocacia à sociedade mineira.
Durante o programa, o advogado e colunista Igor Montalvão destacou a relevância da atuação da entidade: “A CAAMG não é só um braço social, mas um braço necessário, porque realmente presta assistência aos advogados, oferecendo o conforto e a segurança necessários para o pleno exercício da profissão. Eu sou um entusiasta da Caixa de Assistência dos Advogados.”
A entrevista, conduzida de forma leve e informativa, reafirmou o propósito da CAAMG de amparar a advocacia mineira e contribuir para o bem-estar coletivo, mostrando que o cuidado é também uma forma de fortalecer a profissão e a sociedade.