A Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, foi agraciada, nesta quarta-feira (13/08), com o título de cidadã honorária de Belo Horizonte, no Plenário Amintas de Barros, na Câmara Municipal, localizado no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital.
Nascida em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Ângela Botelho disse que é uma grande satisfação ser homenageada com a cidadania honorária. “É com imensa honra e o coração transbordando de alegria que saúdo a cada um de vocês, agora não apenas como uma profissional, mas como uma cidadã de Belo Horizonte. E que sentimento agradável é este! Eu abraço Belo Horizonte com a promessa de continuar honrando esta cidade com meu trabalho e minha história”, ressaltou.
A honraria reconhece a contribuição de Ângela para a advocacia mineira ao longo de mais de 30 anos de carreira, além de 24 anos dedicados ao Sistema OAB-MG. Em janeiro deste ano, ela assumiu a presidência da CAAMG para o mandato 2025-2027 e se tornou a primeira mulher a presidir a instituição em 80 anos. “Sou grata por ter participado desse movimento que quebrou barreiras e abriu caminhos para novas gerações. Na CAAMG, a minha gestão é movida pelo desejo simples: cuidar da advocacia mineira”, afirmou.
A iniciativa foi originada a partir de requerimento da autora do projeto, vereadora Michelly Siqueira (PRD). Ela disse que “esse momento é ainda mais simbólico porque estamos no Mês da Advocacia, um período em que celebramos a nossa profissão, reafirmamos as nossas lutas e rendemos homenagens a quem contribui para fortalecer, dignificar, a classe. Doutora Ângela, a sua trajetória é marcada pela competência, pela ética e, sobretudo, pelo cuidado humano com cada advogado e cada advogada. Você traz consigo valores que inspiram todos nós: coragem, representatividade e compromisso com a nossa classe.
O Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, prestigiou a cerimônia e afirmou que “é uma noite extremamente especial para a Advocacia de Minas Gerais ver aqui a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia, a Presidente Ângela Botelho, receber esta homenagem do povo de Belo Horizonte, aprovada a unanimidade por essa casa. A homenagem reforça a ideia de que vale muito a pena a dedicação, o trabalho e a seriedade com que conduzimos os nossos atos”.
Currículo
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e pós-graduada pela mesma instituição. Ângela Botelho é advogada inscrita na OAB-MG desde 1992. É sócia-fundadora do Botelho Sociedade de Advogados, com atuação nas áreas trabalhista, previdenciária, cível, de família e sucessões. Na OAB-MG, foi Vice-Presidente (2022-2024) e presidiu a Subseção de Uberlândia por dois mandatos consecutivos, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Também exerceu funções de Vice-Presidente, Conselheira Subseccional, Secretária-Geral Adjunta e membro de comissões temáticas.
Dispositivo de Honra
Compuseram a mesa de honra o Vice-Presidente da CAAMG, Marco Antônio Freitas, e o Diretor Tesoureiro, Diogo Lustosa; o Diretor Tesoureiro da OAB-MG, Fabrício Almeida; o Conselheiro Federal, Sérgio Murilo Braga; representando as Subseções, a Presidente da OAB de São Gotardo, Vanessa Duarte; e o Vice-Presidente e Corregedor do TRE-MG, Carlos Henrique Perpétuo Braga.