A sede antiga da OAB-MG, no bairro Cruzeiro, foi palco, na noite desta segunda-feira (13), da solenidade de posse dos(as) Presidentes das Comissões temáticas da entiade para o triênio 2025-2027. Com auditório lotado e presença de autoridades da advocacia, o evento simbolizou a abertura de um novo ciclo de trabalho colaborativo, reforçado por dois lançamentos estratégicos: a assinatura de um acordo de cooperação entre a OAB-MG e a Receita Federal, e o anúncio do Clube de Pontos da OAB-MG, programa de benefícios voltado à advocacia mineira.
Em discurso firme e inspirador, a Presidente da CAAMG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais), Ângela Botelho ressaltou o papel essencial das comissões para o fortalecimento da advocacia e o compromisso da CAAMG como parceira incondicional no triênio 2025/2027. “As Comissões Temáticas da OAB-MG representam o cerne pulsante da nossa instituição. São os crisóis onde se forjam os debates mais profundos, as análises mais acuradas e as propostas mais inovadoras”, afirmou.
Ao se dirigir aos novos empossados, Ângela lembrou que OAB e CAAMG são “duas faces da mesma moeda”, unidas pelo objetivo comum de assegurar dignidade no exercício da profissão. “As portas da Caixa de Assistência estão e estarão sempre abertas para somarmos esforços e construirmos, juntos, uma advocacia cada vez mais forte, respeitada e atuante”, declarou. Botelho ainda convocou os empossados a transformar o entusiasmo da posse em ações concretas: “Recordo-me das palavras de Abraham Lincoln: ‘A melhor forma de prever o futuro é criá-lo’. E é exatamente isso que estamos fazendo aqui hoje”.
Em meio aos compromissos firmados e às novas parcerias anunciadas, a fala de Ângela Botelho ressoou como síntese da noite: pertencimento, ação e compromisso com a advocacia mineira.
Além da Presidente, compuseram a mesa de honra da solenidade pela CAAMG: o Vice-Presidente, Marco Antônio Freitas e a Diretora Institucional e vereadora de Belo Horizonte, Michelly Siqueira. Também compuseram a mesa o Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, o Coordenador-Geral das Comissões do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, o Procurador-Geral da OAB Nacional e Conselheiro Federal da OAB-MG, Sérgio Leonardo, o Conselheiro Federal da OAB-MG, Sérgio Murilo, a Diretora das Comissões da OAB-MG, Helena Delamonica, o Secretário-Geral da OAB-MG, Sanders Barão, o Diretor Tesoureiro da OAB-MG< Fabrício Almeida, o Superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, Mário José Dehon Santiago, a Diretora-Geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), Fernanda São José, o Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-MG, Donaldo José de Almeida, a Diretora-Geral de Inovação e Tecnologia da OAB-MG, Gláucia Campolina, o Diretor Institucional da OAB-MG, Tébar Contente, e o Diretor de Direitos Humanos da OAB-MG, Bruno Burgarelli.
O evento, que foi abrilhantado por apresentação da Bombeiro Instrumental Orquestra Show do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais manteve o clima de otimismo e senso de responsabilidade. O acordo de cooperação técnica com a Receita Federal foi saudado como um marco para o fortalecimento institucional da advocacia. Já o lançamento do Clube de Pontos promete estreitar os vínculos entre a advocacia mineira e os serviços oferecidos pela seccional, ao transformar engajamento em recompensas — uma inovação com potencial de replicação em todos os cantos de Minas.