Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata figura entre as sete maiores economias de MG. Esse dinamismo econômico reflete-se também na advocacia local, que desempenha um papel fundamental nas demandas do sistema judiciário e na promoção da justiça, além de ser uma classe muito prestigiada na região. Prova disso foi a lotação máxima na cerimônia realizada na última sexta-feira (11), quando foi empossada a nova diretoria da Subseção da OAB-MG em Juiz de Fora para o triênio 2025-2027. A solenidade foi marcada por discursos que enfatizaram a coesão e a defesa das prerrogativas profissionais.
Em seu discurso, o Presidente reeleito da Subseção, Alexandre Atílio Costa, reafirmou seu compromisso com a classe: “Hoje, ao assumir novamente a presidência desta Subseção, renovo meu compromisso com a advocacia e com cada um de vocês que acreditou e confiou no nosso trabalho. Esta reeleição não é apenas um reconhecimento do que fizemos, mas é um chamado para renovarmos os nossos compromissos e fazermos ainda mais por nossa classe e nossa sociedade.”
Alexandre destacou a importância da união e da confiança mútua: “Essa nova gestão não está aqui por acaso, está porque entende o valor da responsabilidade, porque confia no nosso projeto coletivo e, acima de tudo, porque compartilha o mesmo propósito de lutar incessantemente na defesa da nossa profissão. É essa confiança mútua que nos impulsiona, é essa união que fortalece a nossa atuação.”
Ele também enfatizou a vigilância da Subseção diante de desafios: “Nenhum advogado ou advogada estará sozinho diante dos abusos, arbitrariedades e ou tentativa de enfraquecimento da nossa profissão. A OAB de Juiz de Fora estará sempre vigilante, pronta para agir, pronta para lutar.”
A Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, ressaltou a importância da coesão na advocacia: “Esta solenidade reafirma nosso compromisso com a união e a valorização da nossa classe. A união é fundamental. Tenho ouvido nessa caminhada, juntamente com meus colegas diretores, a palavra união falando fortemente em todos nós e isso tem trazido uma reflexão em nosso coração.”
Botelho também destacou a necessidade de respeitar as diferenças e agir juntos: “A diversidade de opiniões é natural, mas nossa força reside na capacidade de respeitar as diferenças e agir juntos em prol de um bem maior. A defesa da classe e de nossas prerrogativas.”
A Presidente concluiu enfatizando a importância da colaboração: “Rogo a cada um dos presentes que internalize a premissa de que a solidez da nossa profissão reside intrinsecamente na coesão dos nossos propósitos. Que o espírito de colaboração e a defesa intransigente dos nossos ideais comuns sejam a bússola a guiar nossas ações.”
Representando o Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, o Secretário-Geral da Seccional, Sanders Barão, destacou o compromisso da instituição com a equidade: “Tenho certeza que, de mãos dadas, a OAB e a Caixa de Assistência, nós continuaremos entregando para cada subseção do nosso Estado, para cada advogado e advogada de Minas Gerais, todos os benefícios que eles merecem e de forma igual para o advogado da capital e para o advogado do interior.”
Quem também esteve presente na solenidade e expressou seu apreço pela Subseção, na qual é inscrito, foi Rodrigo Botti, Diretor Segundo Secretário da CAAMG. “Estamos no caminho certo. Quando CAA, OAB e Subseção atuam juntas, quem ganha é a advocacia, com conquistas reais como estrutura, acolhimento, capacitação e cuidado. Isso é mais que gestão, é compromisso com a classe”, enfatizou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Primeiro Secretário, Giuliano Almada; o Tesoureiro, Diogo Lustosa; e a Diretora InstitucionaL Larissa Santiago. Pela OAB-MG, estiveram presentes a Secretária-Geral Adjunta, Cássia Hatem; o Tesoureiro, Fabrício Almeida; o Procurador-Geral de Defesa e Valorização dos Honorários da Advocacia, Giovani Kaheler, o Diretor de Interiorização, Paulo Henon e o Diretor Institucional, Denilson Closato. A presença de dezenas de presidentes de subseções, advogados, advogadas e autoridades do legislativo, executivo e judiciário mineiro demonstrou o prestígio da Subseção de Juiz de Fora com a categoria e com a justiça em Minas Gerais.