A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) disponibiliza às advogadas auxílios e vantagens na prevenção ao câncer de mama a fim de estimular a busca por acompanhamento médico e a realização de exames regulares, como a mamografia, a ultrassonografia e também o autoexame para contribuir na obtenção de diagnósticos precoces e redução da incidência e da mortalidade em razão da doença.
A assistente social da Caixa, Viviane de Souza, que recentemente foi diagnosticada de câncer de mama, ressaltou as ações da CAAMG na prevenção e no combate da doença. “À disposição da advocacia há, hoje, o Auxílio Isenção de Anuidade, por ano seguinte ao diagnóstico da doença; o Auxílio Extraordinário para utilizá-lo durante o tratamento assim como os auxílios mensal e de alimento — também pela questão da dificuldade financeira por causa do tratamento”, afirmou.
O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais e corresponde a cerca de 25% dos novos casos de neoplasia a cada ano, no Brasil e no mundo. Apesar da alta incidência, quando detectados no início da doença, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial.
A doença pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. Sendo assim, é fundamental que a mulher conheça o seu corpo e analise com frequência alterações nas mamas e procure o médico ao notar alguma anormalidade.
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018.
CAAMG oferece auxílios na luta contra o câncer de mama (Crédito: Mateus Gomes/CAAMG)