No último dia 9 de julho, a sede da CAAMG foi palco de uma emocionante cerimônia de entrega da Comenda Lyda Monteiro ao Dr. Serafim Melo Jardim, diretor-presidente da Casa de Juscelino Kubitschek. Esta é a maior honraria concedida pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais a importantes personalidades do estado que se destacam em seus campos de atuação.
O evento contou com a presença de diretoras da CAAMG, Silvina Mendes, diretora tesoureira e Valéria Lemos, diretora secretária adjunta da CAAMG, também foi prestigiado por desembargadores e até ex-governadore Eduardo Azeredo, além de membros da diretoria da Casa de Juscelino Kubitschek. Foi marcado por momentos de celebração e reconhecimento da trajetória dedicada e incansável do Dr. Serafim Melo Jardim.
Gustavo Chalfun, presidente da CAAMG, foi responsável por abrir os trabalhos, destacando a importância da homenagem e entregando pessoalmente a medalha ao homenageado. Durante o evento, foram mencionados os feitos de Dr. Serafim, que nasceu em Diamantina e teve sua carreira iniciada no governo de Juscelino Kubitschek, além de seu papel crucial na preservação da memória na Casa de Juscelino.
Trajetória Serafim Jardim
Nascido em Diamantina em 11 de agosto de 1935, é casado há 50 anos com Marilene Jardim, com quem tem uma filha, Fabiana e 2 netos. Sua trajetória profissional começou em 1955 no Departamento de Administração Geral do Estado de Minas Gerais, nomeado pelo Governador Juscelino Kubitschek. Na política, exerceu vários cargos. Em 1982, tornou-se Presidente da Casa de Juscelino de Diamantina, um importante memorial que, inclusive, foi residência do ex-Presidente JK. A Casa de Juscelino é um espaço de memória e reflexão, que preserva e perpetua a história de um dos mais influentes presidentes do Brasil, e desde sua fundação, o Dr. Serafim Jardim atua na preservação dessa memória.
Participaram da solenidade Marcos Lincoln, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Juliana Horta, Desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Rogério Medeiros, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Antônio Lopes Neto, Procurador de Justiça de MG; Marilene Jardim, Antônio Marcos Nohmi, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MG, esposa do homenageado; Fabiana Jardim, filha do homenageado e Fábio Chateaubriand, Diretor Cultural da Casa de JK.