A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Vanja Honorina, representou Minas no encontro nacional “Saúde Integral da Mulher Advogada”, que aconteceu no dia 2 de junho em Manaus. Realizado pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad), da Concad Mulher e da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM), o seminário teve como objetivo debater temas relativos a benefícios e à saúde física, mental e financeira da mulher advogada.
“Vimos que o evento abriu portas para que todo o sistema OAB/CAA discutisse a matéria sobre a ‘Saúde Integral da Mulher Advogada’, que passa por estresse diário em decorrência das mudanças no exercício da profissão e tantos outros fatores. Estamos caminhando juntas e recebendo todo o apoio das Caixas de Assistência, que têm dado o suporte e condições dignas para mulheres no seu exercício profissional ”, Vanja Honorina, vice-presidente da CAAMG.
Vanja Honorina destacou a importância do encontro para promover a saúde da mulher advogada. “Foi um evento pioneiro, bastante proveitoso e inovador por discutir a saúde física, as emoções e seus resultados, a saúde financeira e também a saúde mental, que atinge grande parte das advogadas brasileiras”, avaliou Vanja Honorina. Ela lembrou que o cuidado com a saúde emocional das mulheres inscritas na Ordem é uma das preocupações das Caixas de Assistência dos Advogados (CAAs), que têm implementado serviços e benefícios para o público feminino. Ela citou como exemplo o sistema de atendimento psicológico, criado após a pandemia de Covid-19, e o auxílio violência doméstica, concedido às advogadas por meio da CAAMG.
Anfitrião do evento, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, ressaltou, durante a abertura, o empenho das Caixas na promoção de encontros que reúnam e envolvam advogados e advogadas de todo o país. “Trabalhar com a perspectiva transversal e de gênero significa considerar as especificidades experenciadas pelas mulheres. Por isso, é importante discutirmos a saúde de nossas colegas advogadas e imprescindível que o debate seja mediado por intelectuais e especialistas nesses ramos”, enfatizou.
Já o coordenador da Concad, Eduardo Uchôa Athayde, chamou a atenção para o ineditismo da iniciativa em Manaus. “ É a primeira vez que a Concad dedica um dia de estudo às questões das mulheres. E isso existe por termos uma OAB de portas abertas e uma OAB paritária”, disse. Segundo ele, eventos como esse são importantes não só para enriquecer o diálogo com cada advogada para cada desafio do cotidiano, mas têm também um caráter prospectivo. “Ele deixará, sem dúvida, cada OAB ainda mais assertiva para a gestão de políticas para a advocacia feminina.”
No encontro as advogadas inscritas acompanharam discussões sobre a prioridade da saúde mental para o exercício da advocacia, gestão das emoções para advocacia de resultado, saúde física e direitos à saúde da mulher, saúde financeira e ferramentas para gestão de escritórios de advocacia, performance financeira, investimento e gestão estratégica. Vanja Honorina acredita que o encontro, que reuniu de forma inédita as maiores lideranças da advocacia brasileira, será o primeiro de muitos outros.