A Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, participou nesta manhã, da abertura do I Fórum Holding e Planejamento Patrimonial, promovido pela Comissão de Holding e Planejamento Patrimonial da OAB-MG, que acontece durante esta sexta-feira, das 9h às 18h. O evento reune autoridades, advogados, diretores, conselheiros seccionais, presidentes de subseções e de comissões da OAB-MG, além de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
A mesa de abertura contou ainda com Valquíria Valadão, Presidente da Comissão de Holding e Planejamento Patrimonial; Helena Delamonica, Diretora das Comissões da OAB-MG; Renan Santos, Presidente da Comissão de Holding da OAB Goiás; Daniel Resende, Vice-Presidente da Comissão de Holding e Planejamento Patrimonial da OAB-MG e Joana Teixeira, da JL Contabilidade e patrocinadora do evento.
Em sua fala a Presidente Ângela reforçou a necessidade de ação no presente e valorizou a presença dos participantes debatendo assunto tão relevante para a sociedade. “Sabemos que é possível mudar os rumos de nosso país. Estou com 63 anos de idade e, desde que me entendo por gente, sempre ouço falar que o nosso país é o do futuro. Ainda escuto isso nos dias de hoje, mas não quero ir embora com esse mesmo jargão. O nosso momento é o presente, não dá mais para ser o futuro. Quero parabenizar, Valquíria, e todo o time da Comissão pelo trabalho realizado. Eu acredito muito nessa advocacia que se faz presente aqui, assim como nesses economistas, contadores e acadêmicos; vale a pena estar aqui junto com vocês. Nós precisamos, a advocacia, dar as mãos e os braços para que possamos mudar a realidade em todos os segmentos.”
A Diretora Helena Delamonica também ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento da advocacia. “O I Fórum Holding e Planejamento Patrimonial representa um espaço para debatermos estratégias e compartilhar experiências importantes para a advocacia.”
A primeira palestra do dia foi com Renan Santos é advogado especializado em Planejamento e Proteção Patrimonial, Holdings Familiares e Empresariais. É membro do Time Holding Brasil, atuando na organização, proteção e sucessão de patrimônios familiares e empresariais em todo o país. O tema da pelaestra foi ‘Como prospectar clientes de Holding Familiar no Digital’. Durante a manhã foram abordados ainda os impactos da reforma tributária e decisões estratégicas relacionadas a imóveis em holdings. A programação técnica contará com a apresentação de especialistas renomados da área, promovendo debates aprofundados e troca de experiências.
Na parte da tarde, estão previstas palestras sobre plataformas normativas para estruturação de holdings e empresas familiares, estratégias para evitar incidência de ITBI, a importância do propósito negocial no planejamento sucessório e os impactos do IVA dual nas holdings imobiliárias. O fórum também reserva momentos de networking e coffee break, consolidando-se como uma oportunidade de atualização e integração para profissionais e autoridades da advocacia mineira.
O I Fórum Holding e Planejamento Patrimonial reforça a importância do debate técnico especializado, um espaço de atualização e troca de experiências entre advogados, profissionais de áreas diversas, autoridades e acadêmicos, sobre planejamento patrimonial e sucessório, com foco em soluções práticas, segurança jurídica e otimização tributária.