O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) recebeu, no sábado, (4/10), o deputado federal e historiador Lafayette Andrada para ministrar a palestra A Dissolução da Assembleia Constituinte de 1823 – causas ocultas. O evento reuniu autoridades, juristas e estudiosos interessados em revisitar este período da formação política do Brasil.
A Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, esteve representada no evento pelo Assessor da Presidência, Alexandre Paiva, na foto ao lado do Deputado Lafayete Andrada e do Acadêmico Osório Couto.
Durante a exposição, Andrada abordou os fatores políticos e ideológicos que levaram ao encerramento da primeira Constituinte brasileira, destacando os conflitos de poder, bem como os reflexos desse período da história na consolidação do Estado nacional.
O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, advogado Marcos Nohme, ao lado de Alexandre Paiva
Autor de diversas obras que resgatam a memória jurídica e política do país — entre elas História da Revolução Liberal de 1842 e Autos de Devassa da Inconfidência Mineira —, o parlamentar enfatizou a importância de compreender as motivações por trás da dissolução da Assembleia para interpretar os rumos institucionais do Brasil no século XIX.