A noite de quarta-feira (9) foi de celebração e compromisso para 75 novos advogados e advogadas que, oficialmente, passaram a integrar os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG). Realizada na sede antiga da entidade, na rua Albita, no Bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, a solenidade de entrega de carteiras contou com a presença de autoridades da advocacia e do Judiciário, além de familiares e amigos dos novos inscritos.
A cerimônia foi conduzida pela Vice-Presidente da OAB-MG, Núbia de Paula, e teve como paraninfo o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antônio Fabrício Gonçalves, que discursou aos presentes ressaltando o papel social da advocacia e a responsabilidade ética que o exercício profissional exige.
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, também integrou a mesa de honra e dirigiu uma fala aos novos colegas de profissão. Em sua intervenção, destacou os desafios contemporâneos enfrentados pela classe, o apoio oferecido pela CAAMG em todas as etapas da jornada profissional e incentivou os os novos inscritos a integrarem todos os espaços da entidade de classe que representa a advocacia em MG. “A advocacia não é uma profissão solitária. É uma construção coletiva, sustentada por entidades como a OAB e a Caixa de Assistência, que caminham ao lado da advocacia desde o primeiro passo”, afirmou.
A advogada Luciana Lopes Soares Batista foi a responsável por realizar o juramento em nome dos colegas, conduzindo a leitura do termo de compromisso perante a mesa de honra e os novos advogados e advogadas. Após o compromisso, os novos inscritos foram chamados individualmente, momento em que receberam suas carteiras da OAB-MG e fotografaram com os familiares.
A solenidade, marcada por emoção e acolhimento, foi também um espaço para reafirmação institucional. Em vídeo exibido no início da cerimônia, o presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, deu as boas-vindas aos novos profissionais e lembrou o papel da advocacia na defesa intransigente das prerrogativas profissionais e do Estado Democrático de Direito.
Compuseram ainda o dispositivo de honra: Virgínia Fonseca, Conselheira Federal da OAB, Diogo Lustosa, Diretor Tesoureiro da CAAMG, Michelly Siqueira, Diretora Institucional da CAAMG, Alessandra Moreira, Diretora-Geral Adjunta da Escola Superior da Advocacia (ESA-MG), Wagner Dias Ferreira, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG, Juliana Rita Gonzaga Neves, Vanja Honorina, Presidente da Subseção da OAB em Viçosa, Juliana Rita Gonzaga NevesS, Diretora de Ações Sociais da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MG E Gleiciane Duarte, procuradora-geral de Defesa das Prerrogativas da OAB-MG.
Ao final do evento, brindes foram sorteados entre os participantes e os registros fotográficos, realizados ao longo da solenidade, serão disponibilizados em até 72 horas na página oficial da OAB-MG no Facebook.