A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Minas Gerais (OAB-MG) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) inauguraram, nessa sexta-feira (13/09), o Edifício das Liberdades — a nova sede administrativa — instalada na rua Tenente Brito de Melo, 210, no bairro Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A solenidade teve a presença de 2.000 pessoas entre autoridades dos poderes municipais, estaduais, federais e membros da comunidade jurídica.
Com a moderna edificação na “cidade judiciária”, próxima ao Fórum Lafayette e ao Fórum da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte – TRT3, a OAB e a Caixa têm o intuito de entregar mais dinamismo, celeridade e assertividade no atendimento, suporte e na assistência aos mais de 150 mil advogados espalhados pelo estado.
O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, ressaltou que a entrega da nova sede é um momento histórico. “Hoje, milhares de advogados e advogadas reescrevem a história, transformam a advocacia de Minas Gerais e inauguram este marco, em defesa da justiça, da liberdade e, acima de tudo, da democracia e da cidadania. Estamos entregando à advocacia de Minas Gerais, dignidade, respeito, consideração, comprometimento e coração”, destacou.
Chalfun explicou que parte da estrutura já está em funcionamento e a transição da rua Albita, no bairro Cruzeiro, para o Barro Preto, vai ocorrer de forma paulatina. “Neste próximo mês, tanto a OAB quanto à Caixa vão realizar a mudança gradativa da rua Albita para a rua Tenente Brito de Melo, 210. Os centros de serviços já estão em funcionamento e as presidências da OAB e da Caixa vão funcionar a partir de segunda-feira (16/09)”, salientou.
A nova estrutura de 13 andares unifica a estrutura administrativa das duas instituições. Nos andares pares estão os serviços da OAB-MG enquanto nos ímpares os da CAAMG. O refeitório no 4º e o 13º andar serão compartilhados entre os funcionários.
Já o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, explicou os motivos da saída do bairro Cruzeiro para o Barro Preto. “A OAB mineira cresceu, o número de inscritos e de serviços prestados à advocacia aumentou exponencialmente, precisávamos de um espaço que comportasse as demandas da instituição e da classe. O precário estado da antiga edificação geravam múltiplos obstáculos ao pleno desenvolvimento das atividades da seccional mineira e impediam a inovação, a inclusão e o avanço na sede da entidade”, ressaltou.