Criado há mais de duas décadas, os Jogos da Advocacia Mineira (JAM) comprovaram nesta 21ª edição, realizada no Sesc Venda Nova, de 25 a 29 de julho, a missão de estimular a prática de esportes e a união entre a classe.
Durante os quatro dias de competições, atletas de todas as regiões do Estado participaram de disputas marcadas pelo respeito e alegria. Fora dos limites dos campos, quadras, piscinas e mesas de jogos, o ambiente também foi confraternização. Advogados, advogadas e inscritos na Ordem puderam conhecer ou rever colegas, conversar e fazer networking, aumentando a rede de relacionamentos, longe do dia a dia de trabalho nos escritórios e tribunais.
Neste ano, 4 mil pessoas participaram do evento, sendo mais de 3.500 atletas de 154 subseções da OAB-MG, divididas em 125 delegações, que disputaram 33 modalidades esportivas. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de 25 de julho, no Sesc Venda Nova, com a participação do presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Leonardo, da vice-presidente da CAAMG, Vanja Honorina, e do diretor primeiro secretário da CAAMG, Giuliano Almada.
O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, destacou o aumento do número de subseções participantes do JAM neste ano, ressaltando que o campeonato é reflexo os pilares da atual gestão do sistema OAB Minas e Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG).”A inovação está no APP, que nos permite acompanhar os jogos, o placar, a classificação, e na Rádio da CAAMG, que estará cobrindo todo o evento. A inclusão se manifesta na participação de mais de 60 subseções pela primeira vez nos jogos e também no nosso movimento de advocacia antirracista, contra o preconceito, dando vez, voz e respeito a toda advocacia do Estado. E a gente avança ao fazer o maior JAM de todos os tempos”, afirmou.
O coordenador do JAM 2023, Giuliano Almada agradeceu, como representante dos atletas, a oportunidade de prosseguir com o JAM. “Que a gente consiga realizar um evento de alegria, de afeto, de respeito”, disse.
Pela CAAMG, participaram também da cerimônia de abertura do JAM 2023 os diretores Silvina Mendes (diretora tesoureira), Valéria Lemos (diretora segunda secretária), Flávia Fachineli (diretora institucional); Rodrigo Botti (diretor institucional e de comunicação) ; e Luiz Paulo Moreira (diretor institucional).
Compareceram pela OAB Minas, além de Sérgio Leonardo, a vice-presidente Ângela Botelho; o secretário-geral Sanders Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o diretor tesoureiro, Fabrício Almeida; o diretor institucional, Rômulo Brasil; o diretor de interiorização, Rodrigo Martins; e o diretor de Inclusão, William dos Santos.
Confraternização e networking
Para o descanso e a interação dos atletas, a CAAMG montou um lounge equipado com redes, pufes, mesas e sala para massagens. O espaço contou ainda com o estande do sistema OAB-MG e CAAMG e a Loja da Advocacia _ um dos locais mais movimentados com a venda de copos, viseiras e camisetas com a marca do JAM 2023.
A Rádio CAAMG também esteve presente no evento. O canal de comunicação da advocacia fez a cobertura completa dos jogos, entrevistas com atletas e autoridades presentes, além de divulgar os resultados parciais e finais. O público pode interagir na programação da rádio, pedindo músicas que animaram ainda mais o campeonato. A equipe do Katimba Esportes, em parceria com a Rádio CAAMG, mobilizou uma grande equipe de colaboradores voluntários, permitindo agilidade e diversão na cobertura do JAM 2023.
Competições aconteceram também fora do Sesc Venda Nova. Modalidades como handebol, atletismo, ciclismo, natação, tênis e sinuca tiveram como palco o Ginásio do Cosam, o Clube Minas Gerais, a Academia Pampulha, o CTE da UFMG e o Clube Labareda, em Belo Horizonte, além do Ginásio do Vilarinho, em Santa Luzia, na Região Metropolitana.
Um dos momentos especiais do JAM 2023 foi a homenagem prestada pela CAAMG à delegação mineira campeã da primeira edição do I Jogos da Advocacia Nacional, que aconteceu em Goiás, de 3 a 8 de julho. A cerimônia contou a participação da presidência e da diretoria do Sistema OAB Minas e CAAMG. Na ocasião o diretor Giuliano Almada, que coordenou a delegação mineira no campeonato nacional, entregou o troféu recebido em Goiás à presidência da entidade.
Coordenador da delegação de Uberlândia, vencedora do JAM 2023, Maurício da Silva se identificou como um “janzeiro”. “Participo do campeonato desde 2006 e agora vejo essa grandeza da minha subseção ser pela primeira campeã da maior edição do JAM. Deixo como recado para os novos advogados e estagiários a importância de participar do campeonato. A prática de esportes melhora a saúde física e metal, refletindo positivamente no nosso trabalho como advogados. Além da questão física, o evento serve como união e confraternização”, destacou.
Tatiane Araújo, coordenadora geral do departamento de Esportes da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) em Uberlândia, ressaltou a participação feminina. “Vieram 22 mulheres da nossa delegação para o JAM 2023. As meninas foram ouro no atletismo, no beach tênis, no vôlei e no futsal e bronze na peteca. Nós, mulheres, somos guerreiras e temos demonstrado cada vez mais a nossa força nos jogos”, festejou.
Ao contrário de Tatiane e Maurício, muitos advogados estiveram presentes pela primeira vez no JAM e voltaram para as cidades de origem impressionados com a organização do evento. O JAM 2023 culminou com uma grande festa no sábado, dia 29, em que foram entregues os troféus para as delegações de Uberlândia, 1ª colocada; Juiz de Fora, vice-campeã, e Uberaba, classificada em terceiro lugar.