A noite do dia 29 de julho marcou a abertura oficial da 23ª edição dos Jogos da Advocacia Mineira – JAM 2025, realizada no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. A cerimônia reuniu diretoria do Sistema OAB e CAAMG, autoridades, delegações de todas as regiões do estado e um público vibrante, que escolheu estar presente nesse que é o maior torneio esportivo da advocacia no mundo, de acordo com a organização.
A solenidade contou com a composição de um dispositivo de honra formado pelas principais lideranças da advocacia mineira e nacional, com abertura oficial feita pelo Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun. Na sequência, o Diretor Primeiro-Secretário da CAAMG e Coordenador geral do JAM 2025, Giuliano Almada agradeceu à advocacia mineira pelo comprometimento. “Começo agradecendo à advocacia que escolheu estar aqui presente, aos presidentes de subseções e coordenadores de delegações que trabalharam muito para que isso acontecesse. Foram meses de paciência e coragem para enfrentar todos os desafios da formação das equipes e, mais uma vez, quebrarmos recordes. Hoje chegamos a mais de 4.600 atletas inscritos, de 164 delegações, representando 208 subseções no JAM 2025. Espero que esta edição seja inesquecível para cada um de vocês”.
A Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, reforçou o sentimento de gratidão à advocacia mineira. “Este momento é de celebrar a união, o esforço e o pertencimento. Esse não é apenas o primeiro JAM da nossa gestão. Ele representa um marco na nossa história. Pela primeira vez, em 82 anos de existência, uma mulher ocupa, de fato e de direito, a presidência da CAAMG. O JAM é um símbolo de tudo isso e representa o cuidado da CAAMG com o bem-estar físico, emocional e social dos nossos colegas. Obrigada a cada um e cada uma que escolheu estar aqui. O nosso trabalho só tem sentido quando vemos esse envolvimento da classe.”
O Presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD), Rodrigo Farias, destacou a importância dos Jogos como exemplo para todo o país: “Ficamos impactados com a dimensão e, principalmente, com a organização da CAAMG para realizar o JAM 2025. Faremos todo o esforço para que essa competição repercuta em todo o Brasil.”
Na sequência, o Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun fez questão de ressaltar o compromisso da instituição com a competição. “Encerrando a abertura do JAM 2025, pela força dos jogos que congregam mais de 4 mil advogados —, tenho a certeza de que, juntos, até domingo, estaremos, cada um de nós, colaborando para que a advocacia seja sempre valorizada, unida e comprometida com o bem-estar e com a saúde.”
Participaram também do dispositivo de honra: os Conselheiros Federais, Sérgio Murilo e Virgínia Afonso; a Vice-Presidente da OAB-MG, Núbia de Paula, o Vice-Presidente da CAAMG, Marco Antônio Freitas; o Secretário-Geral da OAB-MG, Sanders Barão; a Secretária-Geral Adjunta da OAB-MG, Cássia Hatem; o Diretor Segundo-Secretário da CAAMG, Rodrigo Botti; o Diretor Tesoureiro da OAB-MG, Fabrício Almeida, o Diretor Tesoureiro da CAAMG, Diogo Lustosa; as Diretoras Institucionais da CAAMG, Larissa Santiago; Michelly Siqueira e Roberta Pegorari; o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG) e Coordneador da CONCAD Esporte – Eduardo Cardoso Júnior; a Presidente da CAAPI e Coordenadora da CONCAD Mulher, Isabella Paranaguá, o Presidente da CAAPE, Pedro Silveira; o Presidente da CAAAL, Leonardo de Moraes; o Tesoureiro da CAAAL, Raphael Martiniano; a Diretora-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG, Fernanda São José, a Tesoureira Adjunta da OAB-MG, Cristiane Araújo, a Diretora de Eventos da OAB-MG, Valéria Lemos e os Diretores Institucionais da OAB-MG, Flávia Fachinelli, Rômulo Brasil e Tebar Contente.