Com nova sede própria e diretoria empossada para o triênio 2025-2027, 129ª Subseção da OAB/MG celebra protagonismo feminino e reafirma papel institucional da advocacia no interior de Minas
A advocacia de Tupaciguara celebrou, na última sexta-feira (4), um marco em sua história: a inauguração da sede própria da 129ª Subseção da OAB-MG e a posse da nova diretoria para o triênio 2025-2027. Em cerimônia realizada na Rua Aladino Felisberto Teixeira, nº 20, Bairro Bom Sucesso, próxim ao Fórum, a nova sede foi oficialmente entregue à classe, fruto de uma parceria entre o município e a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG). Em seguida, no salão da Associação Recreativa Tupaciguarense (ART), foi realizada a solenidade de posse da diretoria e das comissões.
A sede própria da Subseção foi construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal, com aprovação unânime da Câmara de Vereadores. As obras, iniciadas em julho de 2024, foram viabilizadas com recursos da CAAMG e contemplam salas de atendimento, diretoria, reunião e administração. A estrutura representa um salto de qualidade e dignidade para a advocacia da região.
A Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, participou de ambos os eventos e destacou o simbolismo da conquista. “A nova sede é muito mais que uma estrutura física. É a expressão concreta do compromisso institucional com o fortalecimento da advocacia em todas as regiões de Minas”, afirmou. Para ela, a instalação definitiva da subseção representa também um espaço de acolhimento, pertencimento e cidadania. “Aqui se consolida o elo entre a advocacia e a sociedade.”
Ângela Botelho destacou a importância da Presidente Ione Delaci Souza, reeleita para um segundo mandato consecutivo. “A eleição de Vossas Excelências para conduzir os destinos desta Subseção é um voto de confiança, uma demonstração inequívoca de que a advocacia de Tupaciguara reconhece em cada um a capacidade e a probidade para enfrentar os desafios e promover as conquistas necessárias”.
A Presidente da CAAMG lembrou ainda que, mais do que empossar uma diretoria, a solenidade celebrava “a perenidade de uma instituição e a vitalidade de uma classe”. Em tempos de instabilidade institucional, disse ela, “reforçar as estruturas da advocacia é, também, reafirmar os alicerces do Estado Democrático de Direito”.
Com mais de 100 advogados e advogadas inscritas, a Subseção tem uma história marcada pelo protagonismo feminino. Das gestões desde a sua criação, em 1997, quatro foram lideradas por mulheres. A atual Presidente, Ione Delaci Souza, assumiu o cargo ao lado da Vice-Presidente Fabiana de Lima Angeli Moia, da Secretária-Geral Patrícia Ribeiro da Silva, do Secretário Adjunto Sherlead Lucio de Paula Silva Ferreira e do Tesoureiro Vantuil Lucio dos Santos. Leonardo Rodrigues Cunha foi empossado como Delegado da CAAMG.
“Esta conquista é coletiva e representa o esforço contínuo da advocacia tupaciguarense em se fortalecer, sem perder a conexão com sua comunidade”, afirmou a Presidente da Dubseção, Ione Delaci. Em seu pronunciamento, ela reiterou o compromisso com a valorização da profissão, a defesa das prerrogativas e o respeito à história da Subseção, marcada pelo trabalho de lideranças como a advogada Marlene da Silva Costa, primeira Presidente da casa, já falecida.
Delaci também agradeceu o apoio da advocacia de Tupaciguara e ressaltou o sentido coletivo da advocacia como pilar da democracia. “Nossa obrigação é servir a toda a advocacia com a mais alta responsabilidade e atender às demandas da classe”.
O Prefeito Francisco Lourenço Borges Neto, presente nas cerimônias, frisou a importância institucional da nova sede para o município. Também participaram autoridades do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Civil e Militar, além de representantes da sociedade civil local — entre eles, entidades como o Lions, Rotary e a Maçonaria.