O compromisso com uma gestão transparente e ética foi reafirmado em seu discurso de vitória, onde destacou a responsabilidade de servir aos mais de 140 mil advogados inscritos na OAB/MG.
Neste domingo, 17 de novembro, a advocacia mineira foi palco de uma das eleições mais marcantes de sua história. Gustavo Chalfun, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), foi eleito para presidir a OAB/MG no triênio 2025-2027, à frente da chapa “OAB no Caminho Certo”. A vitória veio com 37.755 votos, uma expressiva marca de 61,15% dos votos válidos, simbolizando o maior número de votos já registrados nos 92 anos da seccional mineira da OAB. No total, foram 90.846 eleitores aptos a votar, sendo 68.554 votantes, um comparecimento de 75,46% dos eleitores. Deste número, 37.755 (61,15%) dos votos válidos foram da chapa OAB no Caminho Certo, 16.703 (27,05%) da chapa OAB Para Você e 7.286 (11,80%) dos votos válidos da chapa OAB em suas Mãos.
Quebra de paradigmas
Natural de Lavras e criado em Varginha, no interior de Minas, Chalfun representa uma liderança cuja a marca é o trabalho, que desafia padrões e rompe barreiras na advocacia mineira. Em seu discurso de agradecimento, ele ressaltou os três paradigmas quebrados nesta eleição: “quebramos hoje três paradigmas: 1) sou o primeiro presidente da OAB/MG vindo do interior, 2) teremos a primeira mulher a presidir a CAAMG, a dra. Ângela Botelho e 3) sou o primeiro presidente da Caixa de Assistência a assumir a presidência da Ordem e eu dedico essa vitória ao conselheiro federal Sérgio Murilo que deveria ter chegado há 6 anos atrás”, declarou emocionado.
Compõem a diretoria da OAB/MG no triênio 2025-2027 como vice-presidente, Núbia Elizabette de Jesus Paula; o secretário-geral, Sanders Barão Alves Augusto; a secretária-geral adjunta, Cássia Marize Hatem Guimarães; e o tesoureiro, Fabrício Souza Cruz Almeida.
A diretoria da CAAMG será composta pela presidente Ângela Parreira de Oliveira Botelho; o vice-presidente, Marco Antônio Oliveira Freitas; o primeiro secretário, Giuliano Almada de Oliveira; o segundo secretário, Rodrigo Ribeiro de Oliveira Botti; o tesoureiro, Diogo Trevisani Lustosa e as diretoras institucionais Michelly Caroline Luiz Pereira de Siqueira, Larissa de Oliveira Santiago Araújo e Roberta Pegorari de Almeida.
Os conselheiros federais titulares serão Sérgio Murilo Diniz Braga, Misabel de Abreu Machado Derzi e Sérgio Rodrigues Leonardo e os suplentes Marcelo Tostes de Castro Maia, Daniela Marques Batista Santos de Almeida e Virgínia Afonso de Oliveira Morais da Rocha.
Compromisso com a advocacia
Com uma trajetória marcada pela dedicação à classe, Gustavo Chalfun tem em seu histórico de liderança na CAAMG exemplos sólidos de apoio e inovação. Sob sua gestão na Caixa de Assistência, diversos projetos de assistência e valorização da advocacia foram implementados, impactando milhares de profissionais em Minas Gerais. Entre os principais marcos de sua atuação, foram mais de 140 subseções beneficiadas com aquisições, construções e reformas de sedes próprias incluindo os Escritórios Compartilhados.
Chalfun também liderou iniciativas inovadoras para o bem-estar da classe, como a criação do aplicativo Meu Einstein, que disponibiliza consultas médicas virtuais 24 horas gratuitamente e já realizou quase 8 mil atendimentos médicos. A campanha de vacinação que aplicou mais de 85 mil imunizações em mais de 250 cidades de Minas Gerais, cuidando da saúde da advocacia e a plataforma CAAlmamente, que fornece atendimento psicológico gratuito à classe.
Além disso houve a ampliação do Serviço Social da CAAMG com a criação dos auxílios: Violência doméstica, Saúde ocular, Isenção do idoso não remido e Auxílio família e a criação de mais 1.768 novos convênios totalizando 4.334 convênios firmados.
Uma gestão humanizada
Além das realizações na CAAMG, Gustavo Chalfun é conhecido pelo senso de responsabilidade e comprometimento com o trabalho que desempenha, além da proximidade e empatia com os colegas de profissão. Apesar dos compromissos intensos, ele é descrito como alguém que responde a todas as mensagens no mesmo dia e é sempre acessível, um reflexo de seu compromisso com a advocacia mineira. Para Chalfun, a gestão não é apenas sobre políticas, mas sobre acolher e ouvir as necessidades dos profissionais.
Casado e pai de duas filhas, Chalfun sempre destacou a importância da família como base de sua trajetória. Em seu discurso de vitória, reiterou sua gratidão a Deus, à família, inclusive seus pais Antônio Chalfun e Djanira Oliveira Chalfun, presentes na ocasião. Também agradeceu a advocacia de Minas Gerais e ao colega Sérgio Leonardo, liderança essencial nesse caminho. “Mais uma vez, quero externalizar a minha gratidão, materializada na pessoa de Sérgio Leonardo. Juntos, em 2018, iniciamos o projeto de uma nova OAB, renovando em 2021 e que, agora, se consolida sob sua liderança neste auditório laranja, nesta tarde de 17 de novembro de 2024″, enfatizou.
Chalfun acrescentou ainda que “ao longo dos meus 46 anos, aprendi a acreditar na força do trabalho, na capacidade que cada um de nós tem de produzir um mundo melhor, na força da colaboração, do comprometimento e, acima de tudo, em colocar o coração naquilo que fazemos. É com esse espírito que vamos fazer da OAB/MG uma instituição cada vez mais forte e colorida”, afirmou com emoção.
Planejando o futuro da OAB-MG
Gustavo Chalfun assume a OAB/MG com a promessa de dar continuidade ao projeto que iniciou com Sérgio Leonardo em 2018 e que se consolidou nos últimos anos. Ele pretende promover uma advocacia cada vez mais unida e atualizada, com ações que defendem a dignidade e os direitos dos advogados, independentemente de onde eles estejam no vasto território mineiro. “Recebo a incubmência de liderar a advocacia de Minas Gerais com muita honra e muito orgulho, ciente da responsabilidade do tamanho da OAB e dos mais de 37 mil votos recebidos pela advocacia mineira. A expectativa da OAB é continuar defendendo a ordem juridica do Estado democratico de direito, a boa aplicação das leis e da justiça social”, afirmou.
Entre as principais propostas para o triênio 2025 – 2027 serão implementadas diversas iniciativas voltadas para a inovação e o fortalecimento da advocacia, como a criação da Procuradoria de Defesa dos Honorários Advocatícios; a ampliação do Sistema de Defesa das Prerrogativas, programas voltados para mulheres e para a advocacia negra; a manutenção dos pagamentos da advocacia dativa; a criação do programa de apoio à saúde mental da advocacia; a ESA Hub e ESA Conecta: inovação a favor da advocacia e a gestão, marketing e empreendedorismo para a jovem advocacia.
A eleição de Gustavo Chalfun marca, assim, um novo capítulo para a advocacia mineira, cheio de esperança e de novas perspectivas. Sua liderança promete não apenas honrar a história da instituição, mas também construir uma OAB/MG que esteja, de fato, ao lado da advocacia mineira em todo estado.