Monte Carmelo, cidade do Triângulo Mineiro famosa por seus cafés e sua gente acolhedora, foi palco de uma tarde especial para a advocacia nesta terça-feira (08). Foi empossada a nova diretoria da 88ª Subseção da OAB-MG para o triênio 2025-2027 em uma cerimônia que reuniu nomes importantes da advocacia, representantes da sociedade civil e lideranças regionais. Mas, acima de tudo, foi um momento para celebrar a união, a renovação e o compromisso com uma advocacia mais justa, forte e colaborativa. A cerimônia contou com a presença da Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, e da Secretária-Geral Adjunta da OAB-MG, Cássia Hatem, que representou o Presidente da Seccional Mineira, Gustavo Chalfun.
A solenidade contou com discursos carregados de humanidade, fé e propósito. A advogada Alexandra Paz Demóstenes de Oliveira Silva assumiu a presidência da subseção, ao lado da vice-presidente Zizi Mendonça. Em seu discurso, Alexandra destacou o compromisso com a união e o fim de divisões políticas internas. “Para essa gestão não existirá a chapa A ou a chapa B. Existirá apenas uma única chapa: a chapa da advocacia. Pois unidos iremos fortalecer as relações institucionais e defender as prerrogativas da advocacia.”
Ângela Botelho, primeira mulher a presidir a CAAMG em mais de 82 anos, reforçou em sua fala a importância da liderança colaborativa e da união entre homens e mulheres no fortalecimento da advocacia. “Reduzir uma trajetória à condição de gênero é diminuir a pessoa e a própria relevância do cargo que ocupa. A verdadeira celebração da diversidade está no mérito, na competência e na soma das capacidades femininas e masculinas. A CAAMG estará lado a lado com a advocacia de Monte Carmelo.”
Ângela lembrou ainda o papel da CAAMG como instituição pioneira desde 1942, sendo mais do que um órgão de apoio. “Somos o tecido conjuntivo da advocacia mineira. Cuidamos da saúde, do bem-estar e da dignidade dos colegas advogados para que exerçam sua vocação com plenitude. Convido todos vocês a se aproximarem da CAAMG. Nossas portas estão abertas — físicas e digitais.”
Representando a presidência da OAB-MG, a Secretária-Geral Adjunta, Cássia Hatem, destacou a importância de uma gestão comprometida com o momento histórico vivido pela advocacia. “A OAB é nossa entidade de autorregulação profissional. E é missão da OAB defender os valores do nosso patamar civilizatório, resistir aos retrocessos e apoiar as boas iniciativas em defesa dos direitos humanos e das liberdades. Nenhuma pessoa merece sofrer por ser diferente.”
Durante a cerimônia, os novos membros da diretoria prometeram, conforme o artigo 53 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB: “manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da OAB, exercer com dedicação e ética as atribuições delegadas e pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia”.
Entre os presentes estavam a Conselheira Seccional Eunice Brasileira, o Presidente da subseção de Uberlândia, Luciano Salles, de Patrocínio, Marcelo Furtado, e de Araguari, Ney Portes. Também marcaram presença representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, consolidando o espírito de integração entre a OAB e a sociedade.
A nova diretoria da Subseção de Monte Carmelo inicia agora uma jornada voltada para a defesa das prerrogativas, valorização da profissão e proximidade com a advocacia local. Com a promessa de um trabalho coletivo e ético, a gestão assume com o compromisso de representar com dignidade cada advogado e advogada da região.