A honraria é alusiva aos 182 anos do término da Revolução Liberal de 1842
Na manhã desta terça-feira (20), a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou uma solenidade alusiva aos 182 anos do término da Revolução Liberal de 1842, ocorrido em uma batalha realizada em território luziense. As comemorações se iniciaram no sítio histórico Recanto dos Bravos, onde foi depositada uma coroa de flores no marco centenário em respeito e gratidão aos que lutaram durante a batalha. Após essa homenagem, a solenidade ocorreu na Rua Direita, no Centro Histórico de Santa Luzia, em frente a Igreja Matriz.
No evento, ocorreu a entrega da Medalha “Cruz da Batalha de Santa Luzia “ onde foram agraciadas três personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade, sendo a diretora tesoureira da CAAMG, Silvina Mendes, o jornalista Gustavo Werneck e a pastora Chenia Costa.
A diretora Silvina externalizou sua emoção em receber a maior honraria de Santa Luzia. “Fico muito honrada e emocionada em receber essa que é uma das maiores homenagens existentes na cidade. Fico muito feliz pois essa homanagem significa o reconhecimento do trabalho que já desenvolvo na cidade enquanto professora, enquanto advogada e mais que isso, demonstra a forma como a comunidade me vê e valoriza uma vida dedicada a essa cidade que eu tanto amo”, destacou.
O prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio disse que a medalha é um reconhecimento do trabalho, esforço, dedicação e carinho dos agraciados, para que Santa Luzia continue avançando em seus projetos. Ele pontuou que o trabalho de Silvina Mendes “muito colabora com o cresicmento de Santa Luzia”.
Representando o Exército Brasileiro, o General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhade reforçou a importância da preservação da história na memória das pessoas. “Um povo que não tem história e como um corpo sem alma, este é um evento marcante, onde temos a oportunidade de rememorar os fatos. Estamos aqui lembrando aqueles que tombaram nesse território, todos brasileiros que deixaram sua marca, destacando a ação de Duque de Caxias, patrono do Exército. Isso nos trás à memória um compromisso de continudiade e valorização dessas histórias”, comentou.
A solenidade contou com o tradicional desfile da tropa do Exército, apresentação da Banda de Música do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e exposição de material de emprego militar. Participaram o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Cassiano Luís Boldori, a vice-presidente da 100ª Subseção da OAB Santa Luzia, Leyvida Juliana da Silva Santos Rocha, além de diversas autoridades e alunos da Escola Municipal Modestino Goncalves.
Batalha de Santa Luzia
Fato de grande importância na história do município e até mesmo do país, a Batalha de Santa Luzia, ocorrida em agosto de 1842, foi um dos marcos das revoltas liberais, culminando em uma batalha final no Muro de Pedras entre as tropas de Teófilo Benedito Ottoni e as forças governistas lideradas por Duque de Caxias. A Revolução Liberal foi um movimento revolucionário que está inserido no quadro de rebeliões liberais que marcaram o período das Regências e o inicio do Segundo Reinado no Brasil.