Nesta quinta-feira (9), a sede da CAASP, em São Paulo, recebeu a primeira reunião da CONCAD Mulher – Gestão 2025/2027. O encontro reuniu dirigentes das Caixas de todo o país e apresentou uma pauta voltada à assistência, acolhimento e valorização das mulheres na advocacia. O CONCAD, órgão do Conselho Federal que congrega as 27 Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil, dedicou três dias para discutir assuntos de relevância para a vida das advogadas de todo o país.
Atualmente, das 27 Caixas de Assistência, 13 são presididas por mulheres, evidenciando o avanço da materialização da paridade de gênero e o compromisso do Sistema OAB com uma gestão mais inclusiva, participativa e representativa.
CAAMG presente no debate nacional
Representando Minas Gerais, a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, participou da reunião ao lado das Diretoras Institucionais Larissa Santiago e Roberta Pegorari e da Assessora Especial da Presidência, Lívia Martins Vieira. Na pauta a defesa da construção conjunta entre as Caixas para fortalecer as políticas de paridade e inclusão de gênero dentro e fora da advocacia. “A ideia é seguir construindo um espaço de acolhimento e conquistas, onde o protagonismo das mulheres seja possível em todos os espaços de poder”, afirmou Ângela Botelho.
Entre os assuntos discutidos ações de impacto social e institucional como o Elas Jogam Junto – iniciativa da OAB-SP que leva aos estádios de futebol a mensagem de combate à violência contra a mulher; também foi apresentando o projeto OABPrev-SP – apresentação do hub financeiro da advocacia e do Plano Prever, como foco no planejamento previdenciário, principalmente para as mulheres advogadas e ainda o Vivas e Fortes – campanha da CAASP de apoio a mulheres advogadas vítimas de violência.
Um compromisso coletivo com o agora
A Presidente da CAA/SE, Glória Roberta, encerrou o encontro com a redação da Carta do Evento, documento que formaliza os compromissos da nova gestão da CONCAD Mulher.
Já a Presidente nacional da da CONCAD Mulher, Isabella Paranaguá, resumiu o espírito do encontro. “Fortalecer as vozes femininas é fortalecer o próprio Sistema OAB.”
Unidade e mobilização
A reunião marcou o início de uma jornada coletiva que reafirma o papel das mulheres como agentes de transformação. As Caixas de Assistência seguem alinhadas na defesa de um Sistema OAB plural, paritário e comprometido com a igualdade de oportunidades, fortalecendo a presença feminina como força que constrói e sustenta a advocacia brasileira.