A disputa final da 2ª edição da Competição Acadêmica de Prática Jurídica da Caixa de Assistência ao Advogado de MG (CAAMG) chegou ao fim e contou com 6 equipes nesta última fase. Foram 124 estudantes inscritos, 31 grupos em 3 meses de projeto. As atividades foram divididas em três etapas: apresentação da peça processual – petição inicial, correção e publicação da contestação/decisão para os classificados e, na última etapa, que aconteceu nesta terça, 19, os estudantes fizeram a sustenção oral, nas áreas penal e cível, diante da banca composta por 8 avaliadores.
O evento, que aconteceu na sede da OAB-MG/CAAMG (rua Albita, nº 260, no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte) contou com premiação em dinheiro para o 1º e 2º lugares e certificação de horas complementares. Os premiados foram:
Na área Penal
1º lugar: Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, representada pelas estudantes: Sabrina Célia Ramos Aniceto; Laura Denise Oliveira e Luiza Fernandes Condé Lopes;
2º lugar: UNIUBE, representado pelos estudantes: Ana Luiza Carrilho, Alexia Maria Pereira da Mata e Henrique Ferreira da Silva Neto;
3º lugar: Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, representada pelos estudantes: Maria Fernanda Cota Correia, Júlia Vitória Silva Barbosa, Pedro Lucas de Assis Silva, Matheus Rodrigues Lanna e Silas Antônio de Andrade Gomes
Na área Cível
1º lugar: Escola Superior Dom Helder Câmara, representada pela estudante Sarah Maria Batista Silva;
2º lugar Faculdade do Futuro – FAF, representada pela estudante Prisciele Paula de Morais;
3º lugar: Instituto Vianna Júnior, representado pela estudante Maria Eduarda de Souza Ferreira Fernandes;
A diretora institucional da CAAMG, Flávia Facchini, ressaltou a qualidade técnica das equipes. “Encerramos mais uma bem sucedida edição da competição acadêmica que propiciou um espaço de prática jurídica qualificada, além de estimular os estudantes a desenvolverem habilidades necessárias ao exercício da profissão. Na etapa de hoje foram apreentadas sustentações muito bem embasadas e o resultado não podia ser diferente”, comentou.
Flávia também destacou a participação das instituições de ensino do interior de MG. “A adesão das instituições do interior, demonstra que a CAAMG tem cumprido com seu objetivo de estar em todos os cantos de Minas”, pontuou.
Felipe Laranjo, coordenador da área de Penal, destacou o papel formativo deste projeto. “A competição é uma iniciativa muito importante para que os universitários vivenciem a prática. Aqui buscamos aproximar ao máximo da realidade para que esses jovens se sentissem mais preparados para ocuparem as tribunas dos tribunais de justiça e dos tribunais superiores”.
Sabrina Célia Ramos Aniceto, é aluna da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, e foi responsável pela sustentação oral que levou o 1º lugar da área Penal. “Para mim estar aqui hoje foi o encerramento de um ciclo, minha última atividade da faculdade, além de representar um momento de trocas com acadêmicos de níveis muito elevados. Foi um encerramento com chave de ouro”, comemorou.
Sarah Maria Batista Silva, aluna da Escola Superior Dom Helder Câmara, ficou com o 1º lugar na área Cível. “Foi uma experiência muito nova, nunca tinha participado de nenhuma outra competição. Esta última etapa foi decisiva na nossa pontuação e a virada de chave para nos classificarmos em 1º lugar”, celebrou.
As competições acadêmicas de direito oferecem experiência no mundo real através de eventos ou julgamentos simulados, onde os universitários argumentam e defendem casos. Estas competições ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de argumentação, escrita jurídica e apresentação, que são essenciais para a prática do direito.