A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) escolheu a data de 15 de dezembro, Dia da Mulher Advogada, para inaugurar, em Belo Horizonte, uma nova forma de diálogo com a advocacia: o primeiro “Café com a Presidente”. Realizado ao longo da tarde, no Happy Ordem, localizado na Rua dos Guajajaras, 2.295, no Barro Preto, o encontro reuniu cerca de 30 advogadas em um ambiente pensado para acolher, escutar e aproximar.
Mais do que um evento pontual, o Café com a Presidente marca o início de uma caminhada e a previsão é que, em 2026, a iniciativa percorra outras regiões de Minas Gerais, ampliando os espaços de escuta, afeto e construção coletiva.
Nesta edição, a proposta foi simples e, ao mesmo tempo, estratégica: criar um espaço de conversa direta com colegas que vivenciam a rotina intensa da advocacia e que, muitas vezes, mesmo nos cargos de liderança, tem menos oportunidades de participar de forma efetiva da gestão institucional. Foram convidadas especialmente colegas que haviam manifestado interesse em contribuir com uma visão do dia a dia real da advocacia mineira.
Ao abrir o encontro, a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, destacou que a iniciativa nasce do compromisso de reforçar a ideia de que a Caixa é, de fato, a casa de todas as advogadas e advogados.
Durante o diálogo, a Presidente chamou atenção para um dado que atravessa o Sistema OAB-MG: embora as mulheres representem hoje, cerca de 52% da advocacia mineira, ainda são minoria nos espaços de decisão e gestão. “Cuidar dessa relação entre a instituição e quem faz a advocacia na ponta passa, necessariamente, por ouvir, acolher e trazer para perto”, afirmou.
A conversa foi marcada por trocas francas sobre os desafios do primeiro ano de gestão, as dificuldades enfrentadas e as perspectivas para 2026. Ângela Botelho também compartilhou reflexões sobre o propósito de presidir a CAAMG e a responsabilidade envolvida na administração de recursos que pertencem à própria advocacia.
O encontro contou ainda com contribuições de Helena Delamônica, Presidente das Comissões da OAB-MG; Larissa Santiago, da Diretoria Institucional; Carla Silene, Diretora de Prerrogativas OAB-MG e a advogada Anália Diniz, que enriqueceram o debate com diferentes olhares sobre participação, representatividade e fortalecimento da classe.
Para a CAAMG, o gesto sinaliza um movimento claro: aproximar a instituição da realidade cotidiana da advocacia feminina e transformar o diálogo em prática permanente, voltado à escuta de homens e mulheres que integram a advocacia mineira e defendem com afinco os direitos de toda a sociedade.