Entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2025, Belo Horizonte receberá a 23ª edição dos Jogos da Advocacia Mineira (JAM), promovidos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG). Com quase cinco mil atletas inscritos, o evento se consolida como o maior torneio esportivo da advocacia no mundo.
As competições serão realizadas principalmente nas instalações do SESC Venda Nova, mas, devido à magnitude do evento, outras arenas esportivas de BH e Região Metropolitana também foram mobilizadas, como o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, o Clube Labareda e o Clube de Tiro em Venda Nova. A estrutura do JAM 2025 contempla a disputa de 42 modalidades esportivas.
O JAM reúne delegações de todas as regiões do estado. Foram registradas 164 delegações, representando 208, dentre as 252 subseções da OAB-MG. Os participantes são advogados, advogadas, estagiários e estagiárias regularmente inscritos na OAB-MG. Os atletas têm entre 19 e mais de 60 anos, competindo em modalidades que vão do atletismo à dança de salão, passando por esportes coletivos, de combate, de quadra, de mesa e intelectuais, com ao disputa do xadrez.
A cerimônia de abertura está marcada para terça-feira (29/07), com o tradicional desfile das delegações, pronunciamentos institucionais e apresentações culturais. Durante a semana, além das competições esportivas também haverá atividades recreativas, espaços de convivência, ações institucionais e apresentações musicais. A programação se encerra no sábado (02/08), com a cerimônia de premiação e o reconhecimento aos destaques da competição.
Além do impacto esportivo, o JAM 2025 também movimenta a economia local. A edição deste ano conta com 4.655 atletas inscritos, além de técnicos e equipes de apoio. O evento gera impacto direto em setores como hotelaria, transporte, alimentação, aluguel de espaços esportivos e montagem de estruturas, contribuindo ainda para a arrecadação municipal e estadual com tributos.
Toda a organização do evento é realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, sob a coordenação geral do advogado e diretor, Giuliano Almada, o sucesso da competição se deve ao planejamento contínuo e ao compromisso com a qualidade da experiência oferecida à advocacia mineira há mais de 2 décadas. “Desde 2001, os Jogos da Advocacia Mineira se tornaram um espaço de integração, cooperação, networking e promoção da saúde, sempre com responsabilidade, profissionalismo e evolução constante”, afirma Giuliano.
O regulamento do JAM prevê critérios rigorosos para inscrição, participação e conduta dos atletas, técnicos e equipes. Cada delegação pôde inscrever até 80 integrantes, incluindo equipe de apoio. As regras das modalidades seguem padrões oficiais, com adaptações específicas previstas para o evento. A alimentação dos atletas será oferecida no próprio SESC Venda Nova, e a hospedagem será distribuída entre o SESC e hotéis nas regiões mais próximas dos jogos, conforme critérios estabelecidos pela organização.
Com estrutura profissional, alto nível de organização e um calendário esportivo robusto, o JAM 2025 reafirma seu papel como uma das principais iniciativas de integração da advocacia mineira.
Jogos da Advocacia Mineira 2025
Local principal: SESC Venda Nova – BH/MG
Participantes: quase 5 mil advogados, advogadas, estagiários e estagiárias inscritos na OAB-MG
Modalidades: 42
Site oficial: www.caamg.org.br/jam-2025