Durante o evento foi outorgada a Medalha Israel Pinheiro a personalidades em reconhecimento à preservação da memória histórica e cultural do estado.
A Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, participou, nesta sexta-feira, 15 de agosto, da sessão solene que marcou a posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) para o triênio 2025–2028. O evento, realizado na sede da entidade, em Belo Horizonte, também celebrou o 118º aniversário de fundação do Instituto.
Na mesma cerimônia, foi entregue a Medalha Israel Pinheiro, distinção concedida a personalidades que se destacam na preservação e valorização da memória histórica e cultural do Estado.
O novo Presidente do IHGMG é o advogado Antônio Marcos Nohmi, que assume a gestão ao lado de outros integrantes reconhecidos no meio acadêmico e cultural mineiro. A composição da diretoria reflete a tradição da instituição em reunir nomes de referência intelectual no Estado.
Muito concorrida, a solenidade reuniu autoridades do meio jurídico, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de dirigentes de dezenas de entidades da sociedade civil, reforçando o caráter plural e institucional do IHGMG. Pela CAAMG também esteve presente a Diretoria Institucional, Michelly Siqueira e pela OAB-MG, a Conselheira Federal, Virgínia Afonso, a Diretora-Geral Adjunta da ESA-MG, Alessandra Camargos Moreira e o Diretor Institucional, Tebar Contente.
Fundado em 1907, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma das mais antigas entidades culturais de Minas e mantém, desde a origem, o compromisso de estudar, preservar e difundir o patrimônio histórico e geográfico mineiro.