A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) realizou, nesta sexta-feira (9), um importante evento integrado da gestão 2025-2027: o 1º Encontro de Diretores de Regionalização, que aconteceu no Edifício das Liberdades, em Belo Horizonte, e reuniu 25 diretores regionais vindos de diversas partes do estado.
Com uma agenda extensa — das 8h às 17h — o evento teve como foco a capacitação dos diretores de regionalização, além do alinhamento de estratégias e escuta ativa das necessidades locais da advocacia. Ao todo, 28 profissionais ocupam atualmente esse cargo em Minas, com três ausências justificadas na ocasião.
A Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, abriu os trabalhos destacando o compromisso da gestão com o fortalecimento da presença institucional em todas as regiões do estado. “A CAAMG é o braço assistencial e social da OAB-MG, se fazendo presente em todo o estado e, por isso, está sempre cuidando da advocacia mineira em vários momentos de suas vidas. Seja na saúde, nos auxílios, benefícios, cultura, lazer, entretenimento, esportes e na qualidade de vida dos advogados e advogadas, a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira está sempre lá — e, para isso, contamos com o trabalho de todos os Diretores de Regionalização”, afirmou a presidente Ângela Botelho.
Em sua fala, ela destacou que ainda é preciso esforço coletivo, para que os auxílios, vantagens e benefícios alcancem toda MG. “A CAAMG tem produtos e serviços importantes, mas que ainda não chegam com a força necessária em todos os cantos de Minas. Nosso papel é ampliar esse alcance com planejamento, escuta e trabalho em rede”, afirmou.
A estrutura da CAAMG hoje conta com cerca de 350 gestores entre diretores de regionalização, delegados e subdelegados — além da diretoria executiva, composta pela presidência, vice-presidência e diretorias institucionais.
Escuta, acolhimento e saúde mental em pauta
Representando o Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, o Diretor Tesoureiro da Seccional Mineira, Fabrício Almeida, ressaltou a importância de cuidar da saúde emocional dos profissionais da advocacia, um dos temas centrais do encontro. “Temos visto, infelizmente, colegas adoecendo. A advocacia é uma profissão que exige muito da mente e do emocional. Precisamos, como sistema OAB, estar atentos a isso — e a CAAMG tem papel essencial nesse acolhimento”, pontuou.
O papel dos diretores de regionalização
Os diretores de regionalização são importantes representantes da CAAMG em suas regiões, com atribuições definidas no Estatuto da CAAMG. São eles os responsáveis por intermediar e aproximar as Subseções da CAAMG, apresentar e levar aos advogados e advogadas da capital e do interior os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência, divulgar os serviços da entidade, firmar convênios locais e zelar pelos interesses da classe.
O encontro também foi marcado por momentos de escuta ativa. Os diretores de regionalização puderam se manifestar livremente, apresentando as principais dificuldades enfrentadas em suas regiões e sugerindo melhorias nos fluxos e ações da CAAMG. A reunião foi um importante ponto de partida para o alinhamento estratégico da gestão com as realidades do interior. De acordo com a presidência, novos encontros como este serão realizados ao longo do triênio, com o objetivo de manter o diálogo constante e fortalecer a atuação da CAAMG em todo o estado, alcançando toda a advocacia mineira.
A estrutura de regionalização da CAAMG divide o estado em regiões estratégicas: Campos das Vertentes, Central Mineira, Jequitinhonha, Noroeste, Norte de Minas, Região Metropolitana, Oeste, Sul, Sudoeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Zona da Mata e Médio Piracicaba. Cada uma delas carrega realidades distintas e desafios próprios.
Um dia de trabalho técnico e integração
A programação do encontro incluiu orientações sobre os principais auxílios, vantagens e projetos da Caixa, como os benefícios assistenciais, o plano de saúde, ações em saúde mental e diretrizes de comunicação institucional. Também houve sessões de gravação de vídeos, rodas de escuta e apresentações com diretores das áreas-fim da instituição.
O Vice-Presidente da CAAMG, Marco Antônio Freitas, resumiu o papel da instituição em uma metáfora familiar: “Se a OAB-MG é o pai, a CAAMG é o colo de mãe. Precisamos estar onde a advocacia mais precisa, com sensibilidade e ação.”
Na mesma linha, o Diretor Primeiro Secretário, Giuliano Almada, destacou o papel afetivo e estratégico da entidade: “A Caixa de Assistência é o coração acolhedor da advocacia mineira. Cabe a nós garantir que esse coração pulse forte em todas as regiões do estado, levando apoio real para quem mais precisa.”
Além da Presidente Ângela Botelho e do Vice-Presidente Marco Antônio Freitas, estiveram presentes os Diretores: Giuliano Almada, Primeiro Secretário, Rodrigo Botti, Segundo Secretário, Diogo Lustosa, Tesoureiro, Michelly Siqueira, Larissa Santiago e Roberta Pegorari, Diretoras Institucionais, Lívia Martins Vieira, Assessora Especial da Presidência da CAAMG e todos os coordenadores de áreas da CAAMG.