Sob a presidência de Ângela Botelho, da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa 100 dias de gestão marcada por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.
Em um cenário onde a advocacia mineira busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra seus primeiros 100 dias do triênio 2025-2027, sob a presidência de Ângela Botelho e sua equipe. Primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a Presidente trouxe para dentro da sede e para os corredores da advocacia mineira sua trajetória de perseverança e trabalho. Começou logo cedo aos 11 anos como vendedora em uma barraca de feira, passou por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.
Desde 6 de janeiro, data em que ocorreu a primeira reunião com toda a diretoria, a Ângela Botelho tem trilhado uma trajetória marcada por presença constante e diálogo com as subseções de todo o estado. “Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.
O balanço deste início é expressivo: mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados, quase 5 mil certificados digitais emitidos, aproximadamente 1.400 pedidos de auxílio deferidos pelo Serviço Social, mais de 200 agendas incluindo reuniões, solenidades e compromissos institucionais, 101 novos convênios firmados e 96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio. A CAAMG também percorreu 31 cidades com a Van Itinerante e manteve projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito. Foi iniciada a Campanha de Vacinação Antigripal 2025, ministrados 3 módulos da Mentoria para Gestores e uma série de ações em parceria com as subseções, no Mês da Mulher Advogada.
“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.
Ela também chama atenção para o cuidado com os profissionais mais experientes. “Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”
Ao lado da Presidente, uma diretoria afinada compartilha da mesma missão. O Primeiro Secretário, Giuliano Almada, avalia que “nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”
Rodrigo Botti, Segundo Secretário, ressalta que “a sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”
As Diretoras Institucionais Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari também reforçam o caráter colaborativo da atuação dos gestores da CAAMG. Larissa destaca que “a parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe”.
Michelly avalia que “nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade. Seguimos construindo, com responsabilidade e escuta ativa, resultados concretos e transformadores.”
Já Roberta opina que os primeiros 100 dias de gestão, “foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”
Ao concluir esse marco inicial, Ângela reafirma o compromisso da CAAMG com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe: “Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”
Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha destes 100 primeiros dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.