Uberlândia, com seus 136 anos de história, é uma cidade que mescla tradição e modernidade. Como um polo econômico e cultural do Triângulo Mineiro, conhecida por seu papel estratégico no interior de Minas Gerais, além do dinamismo universitário. Na noite de quinta-feira (10), a cidade celebrou a posse solene da nova diretoria e conselho da 13ª Subseção da OAB-MG, que atualmente representa mais de 7.500 advogados inscritos. A cerimônia, realizada no Gaudium Hall, reuniu autoridades, advogados e representantes do sistema OAB-MG. A celebração significou o reencontro de histórias, afetos e compromissos com a advocacia e com a região.
Em seu discurso a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, afetuosamente se dirigiu aos presentes, não apenas como liderança, mas como filha da cidade. Ela compartilhou a emoção de estar cercada por amigos, colegas e autoridades que moldaram sua trajetória. Recordou sua inscrição na OAB em 1990 e sua ascensão como a primeira mulher a presidir a subseção local por dois mandatos consecutivos, repetindo o feito como primeira Presidente da CAAMG em 8 décadas. “Mais do que uma conquista pessoal, esta é uma vitória coletiva que carrega o peso da luta de tantas outras mulheres que abriram caminho antes de mim”, afirmou.
A Vice-Presidente da OAB-MG, Núbia de Paula, enfatizou a necessidade de uma advocacia inclusiva e representativa, destacando o papel fundamental das mulheres na profissão e a importância de um homem negro à frente de uma das mais importantes Subseções do Estado. “Nós queremos uma advocacia representativa, inclusiva, onde independente do tom da pele se tenha espaço, lugar, valor, fala e poder de decisão”, declarou.
O Presidente da Subseção de Uberlândia, Luciano de Salles Monteiro, anunciou uma conquista significativa para a advocacia local: a inclusão obrigatória da rubrica de honorários advocatícios nos planos de trabalho de todas as secretarias da prefeitura municipal. “Dignidade é receber pelo fruto do nosso trabalho”, afirmou, citando Nelson Mandela: “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero”.
Ainda em seu discurso, Salles destacou que “a métrica perfeita do sucesso institucional está na disposição do servir. Servir à nossa classe integralmente, para que tenhamos a retribuição ao longo da nossa caminhada”.
A nova diretoria da OAB Uberlândia para o triênio 2025/2027 é composta por:
- Luciano de Salles Monteiro – Presidente
- Juliana Gomes Pinto Borges – Vice-Presidente
- Débora Moralina de Souza – Secretária-Geral
- Ana Carolina Nunes de Alcântara Nicolau – Secretária-Geral Adjunta
- Luciano Vilela Nunes – Diretor Tesoureiro
- Ana Vitória Guzman – Diretora de Inovação e Tecnologia
- Antônio Pêcego – Diretor de Prerrogativas
O conselho subseccional também foi empossado, com membros comprometidos em fortalecer a advocacia na região.
A nova diretoria da OAB Uberlândia assume com o compromisso de promover uma advocacia inclusiva, combativa e alinhada com os valores da justiça e da cidadania. Como disse Ângela Botelho, “a CAAMG estará presente sempre em Uberlândia, como sempre esteve, mas agora com ainda mais força, proximidade e carinho”.
Entre discursos e aplausos, a posse da nova diretoria da Subseção de Uberlândia marcou um momento de reafirmação de seu papel como berço de lideranças e palco de transformações, onde a advocacia se entrelaça com o passado, o presente e o futuro da cidade.
A solenidade marcou o início de uma gestão que promete ser pautada pela ética, inclusão e valorização da classe refletindo o compromisso da OAB Uberlândia com a sociedade e com os princípios democráticos.
Estiveram presentes o Vice-Presidente da CAAMG, Marco Antônio Freitas, o Tesoureiro da CAAMG, Diogo Lustosa, a Diretora Institucional, Roberta Pegorari, pela OAB-MG o Tesoureiro, Fabrício Almeida e a Diretora Institucional Flávia Fachinelli, entre outras autoridades.
Fontes