A 13ª edição do Colégio Regional de Dirigentes de Subseções da OAB-MG ocorreu em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, nessa terça-feira (27). O último encontro reuniu representantes da região para debater e solucionar questões vivenciadas pela advocacia do interior.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Gustavo Chalfun, destacou as ações concretizadas que podem agregar ao dia a dia dos profissionais do Direito, como a entrega de novas sedes e escritórios compartilhados, a telemedicina do Hospital Albert Einstein, a telepsicologia, a plataforma educacional OAB Classroom para a qualificação dos profissionais do Direito, a oferta de atividades físicas online pela plataforma Personal CAAMG, certificados profissionais, um site profissional, um sistema de busca por jurisprudência e a realização de eventos de confraternização, entre outros.
“Conseguimos entregar 88 sedes à advocacia mineira e, somadas às entregues pela OAB de Minas Gerais, são mais de 120 subseções atendidas com escritórios compartilhados e sedes próprias, garantindo dignidade à advocacia. Precisávamos fornecer aos advogados e às advogadas dos quatro cantos do estado uma sede digna e nova. Todas as regiões do estado têm sido contempladas, e isso é motivo de muito orgulho e satisfação”, destacou
Além da oportunidade de expor as iniciativas realizadas durante a reunião, que ocorreu na 43ª Subseção da OAB de Governador Valadares, localizada na Rua Marechal Floriano, 716, no Centro da cidade, o vice-presidente Giuliano Almada e a diretora secretária adjunta, Valéria Lemos, acolheram as demandas das subseções do Vale do Rio Doce presentes na reunião: Aimorés, Conselheiro Pena, Itanhomi, Mantena, Peçanha, Resplendor e Santa Maria do Suaçui, além de Governador Valadares.
O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, explicou a importância dos encontros regionais. “Os colégios regionais de dirigentes têm sido um termômetro para avaliar o trabalho realizado pelo sistema OAB, CAA e ESA. Ao longo desses encontros, as demandas foram diminuindo, pois foram sendo atendidas ao longo dos três anos”, afirmou. O chefe da Seccional Mineira também destacou os resultados do pagamento da advocacia dativa. “Conquistamos os honorários para a advocacia e estamos colocando comida na mesa dos advogados. Os depoimentos que estamos recebendo de todo o estado mostram que tanto jovens advogados quanto advogados mais experientes relatam que suas vidas mudaram completamente a partir de agora”, concluiu.
Além da diretoria da CAAMG, a reunião contou com a participação da vice-presidente da OAB-MG, Ângela Botelho; do secretário-geral, Sanders Barão Alves; da secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; do diretor institucional, Rômulo Brasil; do diretor de apoio às subseções, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos; do diretor de interiorização, Rodrigo Martins; do diretor de eventos, Diogo Lustosa; do diretor do DAAC, Matheus Bragança; da representante da Escola de Prerrogativas, Mary Ellen Rezende, da representante da ESAMG, Alessandra Moreira, além de diretores das subseções do Vale do Rio Doce.