O podcast Conexão Caixa abre espaço para todas as comissões da OAB-MG e a cada semana aborda os desafios e tendências da advocacia moderna.
A Rádio CAAMG ampliou a parceria com as comissões da OAB-MG ao retomar as gravações do podcast Conexão Caixa. Responsabilidade Civil é o tema desta edição. Embora haja legislação sobre esse tema a todo momento surgem novos danos passíveis de responsabilização, inclusive trazidos pelas novas tecnologias. O bate-papo foi com Luciana Berlini, presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da OAB-MG. A conversa foi permeada por questões polêmicas e delicadas, que impactam diretamente a advocacia e a sociedade em geral.
Na ocasião, Luciana explicou como ficam os novos danos a partir da utilização de aplicativos e redes sociais. “Muitas pessoas têm sido vitimizadas porque utilizam aplicativos e redes sociais. Nós tivemos por exemplo o documentário da Netflix, “O golpista do Tinder”, que traz uma situação de estelionato sentimental. Hoje em qualquer estado do Brasil você vê casos de ação de indenização em razão de estelionato afetivo”.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, a internet não é terra de ninguém. “Temos que entender que novos danos podem ocorrer a todo momento, mas a responsabilidade civil, ao lado de outros ramos do direito, também precisa cuidar dessas situações, seja em sua função preventiva ou de outras formas”, alertou a presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da OAB-MG.
Golpe do namoro
No Brasil, 4 em cada 10 brasileiras dizem já ter sofrido algum golpe de namoro virtual ou conhecem alguém que foi vítima, segundo pesquisa da organização “Era Golpe, Não Amor”. A pesquisa foi feita no ano passado, em uma iniciativa da agência de comunicação Fresh PR, com parceria da empresa Hibou, uma hub sem fins lucrativos para suporte a mulheres vítimas de golpes financeiros em relacionamentos amorosos, com apoio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) do Ministério Público de São Paulo.
A comissão de Responsabilidade Civil da OAB-MG é interdisciplinar e existe desde 2019. Desde então já foram realizados diversos eventos e trabalhos voltados, não apenas para as questões práticas, mas também questões teóricas de responsabilidade civil. A temática interessa a todos os outros ramos do direito, conforme comentou Luciana. “A responsabilidade civil vem sendo tratada na comissão de direito de família, na comissão de direito médico, e em tantas outras, mas nós observamos a necessidade de tratarmos especificamente sobre a responsabilidade civil, obviamente sem descuidar dos temas e de tudo aquilo que ela vai interferir, mas fato é que uma comissão que trata propriamente da responsabilidade civil, é capaz de auxiliar muito mais a advocacia porque vai cuidar dos aspectos gerais e trazer mais subsídio para as outras disciplinas e para a atuação específica nas outras demandas que são ou do direito de trabalho ou do direito imobiliário e tantos outros direitos que a gente pode pensar para a atuação do advogado”, pontuou.
No cenário dinâmico e multifacetado do mundo jurídico, o podcast “Conexão Caixa” é uma fonte de insights e análises sobre os desafios e tendências que moldam a prática da advocacia nos dias de hoje. Com sua abordagem dinâmica e conteúdo informativo, cada episódio é uma oportunidade de aprender, crescer e se engajar em conversas significativas sobre a advocacia. Sintonize-se e junte-se à conversa!
Para ouvir na íntegra o Conexão Caixa especial com a Comissão de Responsabilidade Civil da OAB-MG, acesse:
O programa também vai ao ar na quinta-feira, às 17h aqui na Rádio da Advocacia Mineira
Se você é presidente de uma Comissão na OAB-MG e deseja gravar um episódio do Conexão Caixa, basta preencher este formulário.