Em noite marcada por discursos firmes e emocionados, a OAB-MG oficializou, nesta quarta-feira (23), a posse da nova diretoria da 34ª Subseção de Itaúna para o triênio 2025-2027. Com uma economia diversificada, ancorada na indústria, comércio e setor de serviços em constante crescimento, a cidade tem se destacado também por sua efervescente atuação jurídica. A Subseção congrega cerca de 800 profissionais inscritos que atuam diretamente nas demandas do município, se estendendo à toda a região Centro-Oeste do estado, sendo parte fundamental da engrenagem judiciária mineira.
A Subseção agora sob o comando da Presidente Tânia Regina de Faria Batista, teve a solenidade marcada por falas que evocaram não apenas o dever institucional, mas a noção de pertencimento e coletividade, base sólida sob a qual se mantém a advocacia mineira.
“A Ordem tem como seus pilares a defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição Federal e da cidadania. É sobre esses fundamentos que hoje tomo posse”, declarou Tânia, em tom sereno, mas firme. Ao lado de sua diretoria, a Presidente reafirmou o compromisso de manter a subseção como uma instituição “cada vez mais forte, presente, inclusiva e transformadora”. Também destacou a importância do diálogo com as organizações da cidade, o poder judiciário e os demais poderes locais. “Seremos intransigentes na defesa das nossas prerrogativas e dos nossos honorários”, concluiu, de modo contundente.
Em seu discurso a Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, levou à tribuna uma fala que misturou afeto e responsabilidade. Citando figuras como o Papa Francisco, que transcendeu os limites da liderança religiosa para se tornar um símbolo global de escuta, empatia e serviço. Cirou ainda o professor Ronaldo Bretas, jurista de renome internacional e consultor da presidência da OAB-MG e ainda a itaunense Suzana Bretas, sete vezes Conselheira Seccional e ex-presidente da 34ª Subseção. Ângela lembrou que liderar é servir. “O verdadeiro poder reside na capacidade de servir. Servir exige coragem, entrega e clareza de propósito. É com esse espírito que venho renovar o pacto da CAAMG com a advocacia mineira”, afirmou.
Não se tratou de um discurso institucional. A Presidente Ângela costurou sua fala com o que tem sido o eixo de sua gestão: humanização e coletividade. “A advocacia precisa se enxergar, se reconhecer e se sentir parte de algo maior. É isso que estamos construindo juntos: uma classe que se respeita, que se acolhe e que cresce de forma solidária”.
Representando o Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, o Diretor Tesoureiro Fabrício Almeida reforçou o compromisso com a equidade entre as subseções, independentemente do porte. “Se existem 10 mil advogados como Uberlândia, 80 mil como Belo Horizonte ou 50 como Esmeraldas, a nossa advocacia será atendida da mesma forma. O atendimento tem que ser igualitário”, pontuou. Em tom inspirador, citou Michael Jordan para encerrar sua fala: “Acredite em si mesmo, tome a iniciativa e não desista nunca.”
A solenidade foi muito prestigiada pela advocacia local, autoridades, inclusive o Diretor de Interiorização da OAB-MG, Paulo Henon e a Assessora Especial da Presidência da CAAMG, Lívia Martins Vieira, além de representantes de diversas subseções em MG. A posse da da OAB-MG de Itaúna foi, uma reafirmação de propósitos: de que a advocacia é feita de presença, coragem e união e de que a OAB-MG e a CAAMG estão de mãos dadas com cada subseção e cada advogado e advogada de MG. Além da premissa de que não há justiça possível sem advogados fortes — e não há advocacia forte sem pertencimento, fortalecimento de sua entidade de classe, valorização e coragem compartilhadas.